terça-feira, 24 de setembro de 2024

Leia o jornal Leia Sempre Brasil edição 263


Leia o jornal Leia Sempre Brasil edição nº 263 desta terça-feira 24 de setembro de 2024 com informações das eleições 2024, política, economia, cidadania, cotidiano, educação,  falando ainda do Ceará, do Brasil, do mundo e do Cariri cearense. Temos ainda nosso editorial e as colunas Espiritualidade e Panorama Político.

www.leiasemprebrasil.com.br





Coluna Panorama Político - Jornal Leia Sempre Brasil nº 263



A Coluna Panorama Político é publicada todas as edições do jornal Leia Sempre Brasil falando um pouco dos bastidores da política na Região do Cariri, no Ceará e no Brasil. E refletido temas variados. Assinada por Tarso Araújo

BOULOS CONSOLIDANDO LIDERANÇA

Aos poucos e com persistência o candidato Guilherme Boulos (PSOL) vai consolidando sua liderança na disputa pelo primeiro turno das eleições municipais em São Paulo. Nesta segunda em pesquisa divulgada pelo Atlas Intel o deputado federal Guilherme Boulos chega a 28 pontos percentuais. Vem seguido por Pablo Marçal, agora empatado com o prefeito Ricardo Nunes.

BRIGA INTERNA

O governador Tarcísio de Freitas está no momento atual em guerra declarada contra Pablo Marçal. Se as pessoas achavam que não tinha coisa pior que Bolsonaro. Tem sim e se chama Marçal. Tarcísio já notou o que Marçal significa de antipolítica e de risco para sua gestão e a de Ricardo Nunes.

POUCA PREOCUPAÇÃO

Tudo bem que temos grandes lideranças mundiais reunidas na ONU - Organização das Nações Unidas. E querem e vão firmar pactos em defesa do tal futuro da humanidade. Mas para mim, o que mais chama a atenção é o silêncio desses organismos com a morte de crianças na Palestina, passando agora mais de 15 ml crianças mortas pelo governo de Israel. Não tem humanidade que dure se a morte de crianças não virar uma comoção. Debatem o futuro e esquecem os nossos pequenos seres humanos indefesos nas trincheiras das guerras e da fome.

ASSÉDIO ELEITORAL

Nessa disputa eleitoral um fato começa a chamar mais a atenção do Ministério Público. A divulgação de casos de assédio eleitoral principalmente dentro das prefeituras. Os chamados cargos comissionados e terceirizados começam a ser pressionados para votar no candidato do rei de plantão. Isso vale para muitas cidades e vem sendo investigado pelo MP. Os sindicatos estão de olho nessa situação.

CAMPANHA EM JARDIM

Em Jardim o candidato Dr. Antonio Coutinho (PT) consegui fazer grande ato de campanha no Distrito de Jardim Mirim. Ele e a vice, Dra. Jézika Costa percorreram a comunidade e conversaram com os moradores. Dr. Aniziário prefeito de Jardim participando da atividade.

MAIS ESCOLAS

O governo do Estado do Ceará anunciou nesta última semana a construção de mais 55 escolas da rede pública de ensino em várias cidades cearenses. Dessas 55, são 13 que vão ficar na Região do Cariri contemplando as cidades de Crato, Barbalha, Jardim, Brejo Santo, Araripe, Granjeiro, Jardim, Milagres, Missão Velha, Nova Olinda, Potengi, Salitre e Várzea Alegre.

COMUNIDADE ATENDIDA

Parceria do deputado Pedro Lobo e do prefeito José Ailton Brasil levando mais asfalto para 20 ruas na cidade do Crato. Serão asfaltadas mais 20 ruas no Bairro Muriti.

LULINHA NA CORRIDA

O candidato a vereador Lulinha (PT) em momento de campanha com Fernando Santana e Camilo. Lulinha em sua campanha vem defendendo mais apoio ao empreendedorismo e mais investimentos para Juazeiro do Norte.

CORRIDA DIFÍCIL

Na corrida eleitoral em Fortaleza o prefeito José Sarto dá nítidos sinais de cansaço. Já os candidatos André Fernandes (PL) e Evandro Leitão (PT) foram os dois que mais cresceram nas últimas pesquisas. Já Capitão Wagner oscilou negativamente.

PREFEITO DESAPROVADO

O prefeito José Sarto (PDT) não está com boa avaliação dos eleitores/cidadãos da nossa capital.  Em pesquisa do Instituto Paraná ele é aprovado por 39,9% dos entrevistados em quanto 55,8% desaprovam sua gestão. Talvez resida nesse ponto sua dificuldade em reagir do ponto de vista eleitoral. Sarto terá que trabalhar muito para chegar ao segundo turno.

 

Faça suas orações com simplicidade

 


Não faça nenhum tipo de estardalhaço quando você realmente quiser falar com Deus. Se for apenas para fingir então, faça de qualquer jeito, ou bem alto no meio das ruas e avenidas para ser ouvido e notado. Mas dessa maneira Deus realmente não vai estar lhe ouvindo.

 Se você quer mesmo levar à sério, seja respeitoso com Deus e siga algumas orientações dele para com as nossas orações.

 Ore com calma, serenidade, tranquilidade. Tranquilize sua alma, seus desejos, sua mente. Retire aquilo que não é bom. Fique em paz.

 Ore e fala com Deus, diga o que se passa. Seja respeitoso e humilde. Deus vai ouvir a voz do teu coração.

O mundo e as mudanças climáticas

 


O combate às mudanças climáticas é essencial para garantir a sobrevivência e o bem-estar das futuras gerações. O aumento das temperaturas, causado principalmente pela emissão de gases de efeito estufa, tem acelerado o derretimento das calotas polares, aumentado o nível dos oceanos e intensificando eventos climáticos extremos, como tempestades e secas. Isso afeta diretamente a agricultura, o acesso à água potável e a biodiversidade.

 Além disso, comunidades vulneráveis são as mais impactadas, com o aumento da pobreza e migrações forçadas. Investir em energia limpa, reduzir o desmatamento e adotar práticas sustentáveis são passos cruciais para mitigar esses impactos e proteger o planeta. A conscientização e a ação conjunta de governos, empresas e cidadãos são fundamentais para frear as mudanças climáticas.

 Somente com esforços globais coordenados será possível reduzir os impactos das mudanças climáticas e preservar os recursos naturais. A conscientização ambiental, a inovação tecnológica e a transição para uma economia sustentável são passos indispensáveis para proteger o futuro do planeta e das próximas gerações.

EDITORIAL do jornal Leia Sempre Brasil


 

Juazeiro do Norte e suas rampas de lixo

 


A cidade de Juazeiro do Norte precisa de forma urgente investir na melhoria da coleta de lixo dos bairros e também na zona rural. As comunidades vêm reclamando de forma constante das rampas de lixo espalhadas na cidade. E também na falha da coleta de lixo em alguns bairros.

Um bairro que vem sendo alvo de muitas reclamações é o João Cabral. Um dos mais populosos bairros da terra do padre Cícero várias ruas vêm sendo tomadas pelo lixo. O mesmo de reclamação acontece com moradores do Frei Damião e Pio XII.

Na manhã desta segunda-feira, 23, durante o programa Bom Dia Cariri (na Rádio 100 FM) os comunicadores leram várias reclamações de ouvintes do programa com relação a essa problemática.

Um dos ouvintes falou sobre dos problemas de limpeza pública no Loteamento Caminho do Horto.

E escreveu:

“Bom dia amigo! Sou Antônio do Loteamento Caminho do Horto   antes dos Popos. Fico triste com a situação que Juazeiro do Norte está passando em relação a limpeza pública. Olha a situação de uma das ruas do Loteamento Caminho do Horto. A primeira rua à direita após o Catolé. Peço que leia no programa e faça um comentário cobrando providências. Isso é inaceitável”.

Outro ouvinte falou ainda de uma rampa de lixo em frente à escola José Marrocos. Outro destacou ainda muito lixo nas avenidas Humberto Bezerra e também na avenida Virgílio Távora.

Um ouvinte enviou o WhatsApp abaixo:

“A situação aqui na rua ministro Colombo de Souza no Bairro Pedrinhas abaixo da antena a população lá está abandonada a rua não tem condições nenhuma de trafegabilidade muito mato, lama, animais peçonhentos e não foi feito nem um paliativo para amenizar a situação dessas pessoas”.

Outro problema de lixo detectado por nossa reportagem foi no início da Rua do Limoeiro. E sem falar no crônico problema de lixo, entulhos e rampas de lixo na Avenida José Bezerra. Problemas que já foram inclusive debatidos na Câmara Municipal sem nenhuma efetividade por parte do setor responsável na Prefeitura de Juazeiro do Norte.

Uma outra problemática de Juazeiro do Norte é o descuido com as praças públicas. A Praça Padre Cícero, bem no coração de Juazeiro do Norte está abandonada. Circula nas redes sociais um vídeo com um cavalo andando em cima da praça quando se observa os canteiros sem grama, ou grama rala e sem cuidados. E isso acontece também com outras duas praças: Leandro Bezerra e José Geraldo da Cruz.



A urbanização contra o povo

 



Por Alexandre Lucas

Pedagogo e integrante do Coletivo Camaradas

 

O processo de urbanização das cidades tem gerado uma série de preocupações para o meio ambiente. As mudanças climáticas, os desastres ambientais e o crescimento de uma urbanização desconectada do planejamento urbano, vinculado a redução dos impactos ambientais, e a promoção de áreas verdes tem sido pauta do modo predatório do capitalismo.  

A asfaltação das cidades e o desmatamento são questões geradoras de novas problemáticas urbanas. Se faz necessário repensar em larga escala, formas de pavimentação que não contribua para o aquecimento e a impermeabilização do solo. A pavimentação asfáltica vendida como desenvolvimento altera a dinâmica das cidades e tem consequências danosas para vida da população, agregada a extinção de áreas urbanas verdes e a arborização urbana. 

A política ambiental e urbana para as cidades deve ter como norte uma nova cultura política para a urbanização e o desenvolvimento que possa conciliar a transversalidade e o cuidado com a vida, alinhada à ciência, tecnologia, planejamento e uma cultura escapatória.  O que não se faz como micro política, mas como política estruturante, de estado e como projeto de sociedade. 

Urbanização e meio ambiente tem ligações direta, principalmente com a degradação socioambiental. O país retoma as discussões com participação social, através das Conferências das Cidades e do Meio Ambiente que terá incidência nos municípios e estados. A 6ª Conferência Nacional das Cidades terá como  o tema: "Construindo a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano: Caminhos para cidades inclusivas, democráticas, sustentáveis e com justiça social" está prevista para agosto 2025  e a 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente com o tema “Emergência climática – desafio da transformação ecológica”, em maio de 2025. É essencial a participação dos movimentos sociais, partidos políticos e do campo da ciência nestes processos de luta pelo direito à cidade. A vida da humanidade está em disputa contra a barbárie.  

Se a cidade se estrutura a partir da lógica da concentração e distribuição desigual do capital, certamente a luta pelo direito à cidade, perpassa pela construção de uma outra lógica de sociedade.  

Neste contexto, o local e o global compõem a mesma unidade planetária.  A questão ambiental e o direito à cidade são pautas emergentes que atravessam a dimensão do capital e trabalho, identidades e as relações de exploração e opressão. 

Ocupemos as conferências, as ruas e os campos numa grande ciranda em defesa da socialização da ciência para o desenvolvimento e a fartura de um planeta saudável e com justiça social. 



terça-feira, 17 de setembro de 2024

Elmano de Freitas: Eu tenho uma dívida com o povo de Juazeiro do Norte

 


O governador Elmano de Fretas durante entrevista em Juazeiro do Norte ao ser indagado sobre o apoio que daria a um eventual governo de Fernando Santana (PT) respondeu que em primeiro lugar trabalha por Juazeiro por sentir que tem uma profunda dívida com o povo da terra de padre Cícero que lhe deu larga votação. Elmano disse ainda que o interessante é que Juazeiro do Norte tenha um prefeito alinhado, pensando igual e que no lugar de brigar queira construir projetos.

Elmano de Freitas defende candidatura de Fernando Santana e um prefeito alinhado com o governo para fazer mais por Juazeiro do Norte

O governador Elmano de Freitas (PT) esteve em Juazeiro do Norte na última sexta-feira, 13, quando entregou 33 mil tablets para estudantes da rede pública estadual de ensino do Cari. No total ,o projeto de entrega de tablets a alunos da rede pública no Ceará distribuirá 228 mil tablets nas escolas estaduais. Ele concedeu uma entrevista ao radialista João Hilário e falou sobre variados temas.

João Hilário perguntou: Qual é o grau de apoio não apenas político, mas administrativo para um possível mandato do prefeito Fernando Santana eleito prefeito na cidade de Juazeiro do Norte?

Leia abaixo a resposta do governador Elmano de Freitas:

A primeira coisa que quero dizer que quero fazer as coisas por Juazeiro especialmente porque eu tenho uma dívida com o povo de Juazeiro. Então, eu me relaciono com todos os prefeitos do estado do Ceará. O que eu digo é que um candidato como o Fernando (Santana) sendo prefeito ajuda muito porque nós temos muita identidade. A gente pensa parecido com o que deve ser feito.

Eu vejo um prefeito que fez tanta questão de estar abraçado com o Bolsonaro, pedir voto para o Bolsonaro, apoiar o Bolsonaro, evidentemente que uma pessoa que apoiou o Bolsonaro tem um pensamento.

O Fernando que fez campanha comigo. Andamos juntos para pedir voto para o Lula nós temos outro pensamento, é mais fácil a gente se entender, mais fácil a gente fazer as coisas juntos.

Agora, a minha obrigação como governador é fazer benefícios para o povo de Juazeiro porque esse povo me confiou a missão de ser governador e eu preciso fazer. Eu preciso de um prefeito que resolva a inadimplência da prefeitura, eu preciso de um prefeito que em vez de estar brigando comigo, queira fazer as coisas juntos, dar as mãos, e fazer as coisas pelo povo. Então, é isso que eu espero.

Ele destaca a inadimplência da prefeitura de Juazeiro do Norte:

Nós tínhamos um convênio de alguns milhões de reais para fazer a pavimentação de várias ruas de Juazeiro do Norte e eu não consigo passar o dinheiro para fazer a pavimentação. Era para a prefeitura fazer não era eu fazer. Eu quero é que a pavimentação seja feita. Mas se a prefeitura está inadimplente eu não consigo passar o recurso então, torço muito para que a gente possa no futuro ter condição de ajudar ainda mais o povo de Juazeiro. Assim como nós vamos fazer o canal do Rio Granjeiro no Crato.

Quando a prefeitura estava podendo fazer nós passamos o recurso para fazer a reforma do hospital 4,5 milhões de reais aí depois a prefeitura fica inadimplente aí não consigo passar outros recursos

Nós queremos poder ajudar e tenho absoluta convicção que quando a gente pensa junto, a gente tá junto a gente tem mais condições de fazer mais.

O Camilo (Santana) foi governador do Ceará nunca foi recebido pelo Bolsonaro e foi esse grande governador da história do Ceará.

Então nós agora tivemos a oportunidade estar o Lula presidente, tem o governador e tem o prefeito alinhado, pensando junto evidentemente que é muito mais fácil da gente poder fazer mais pelo povo de Juazeiro assim como por vários outros municípios.



Professor Edson Xavier defende plano de obras públicas para enfrentar o desemprego, a pobreza e a fome em Juazeiro do Norte

 



O professor Edson Xavier candidato a vereador pelo PSOL vem defendendo algumas prioridades que pretende executar durante seu mandato.

Uma dessas é a ideia de defender na Câmara Municipal de Juazeiro do Norte um plano de realização de obras públicas que possa empregar pessoas, principalmente gente há muito tempo sem emprego e oportunidade, que estejam desempregadas, combatendo assim o desemprego e a fome na cidade.

A cidade de Juazeiro do Norte como é de conhecimento público tem parte de sua mão de obra mal utilizada e recebendo salários muito baixos.

Para Edson é preciso um plano de obras a longo prazo, que possa gerar empregos e recuperar ruas, avenidas, praças e equipamentos públicos. Edson pensa ainda que esse plano precisa envolver o conjunto dos trabalhadores desempregados e em busca de oportunidade de sustento para suas famílias.

Romão França quer que a lei do Passe Livre saia do papel

 



O candidato a vereador pelo Partido Verde em Juazeiro do Norte Romão França vem defendendo que a lei do Passe Livre do transporte público na terra do Padre Cícero saia do papel e passe a beneficiar a população.

Romão França quando esteve na Câmara Municipal assumindo de forma temporária um mandato foi quem conseguiu aprovar essa lei que ainda não saiu do papel.

Em sua campanha para tentar uma cadeira no legislativo o radialista defende que o Passe Livre é uma lei importante para os trabalhadores de Juazeiro do Norte.

“Além de facilitar a vida dos estudantes irá melhorar muito o orçamento das famílias que não mais gastarão dinheiro de seus salários com transporte que deve ser gratuito, de qualidade e garantido pelo poder público”, afirmou.

 

Deputado Davi de Raimundão destaca a nova etapa do programa CNH Popular

 



O deputado estadual Davi de Raimundão ressaltou o lançamento do programa CNH Popular para este ano e elogiou o governador Elmano de Freitas. Ele é entusiasta da iniciativa e, na Assembleia Legislativa, sempre cobrou o retorno quando da paralisação por algum tempo. Como disse, trata-se de boa notícia para pessoas que pretendem obter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e estão sem condições financeiras no momento. A nova etapa foi lançada nesta quinta-feira (12) em Fortaleza.

De acordo com Davi de Raimundão, vão ser ofertadas 25 mil habilitações gratuitas nas categorias A (moto) e B (carro), sendo cinco mil vagas para Fortaleza e as outras 20 mil restantes divididas entre os outros 183 municípios cearenses. Ele lembra que o principal critério é ser beneficiário do Programa Bolsa Família já estando aberto o cadastro para os candidatos o que pode ser feito pela internet, na página do Detran-CE no link CNH Popular.

Lula sanciona o projeto do Dia do Pastor Evangélico

 


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou o texto do projeto de lei aprovado pelo Congresso Nacional que institui o 2º domingo do mês de junho como o Dia do Pastor Evangélico. A data não será, porém, considerada como um feriado. O texto da nova lei está publicado no Diário Oficial da União, edição desta segunda-feira, 16.

Outro projeto de lei sancionado trata sobre o reconhecimento às expressões artísticas cristãs e as influências do cristianismo, além de seus aspectos religiosos, como manifestação cultural brasileira. Com a sanção das duas leis, o presidente Lula sinaliza com maior aproximação com o segmento evangélico, hoje mais identificado com a linha de atuação política do ex-presidente Jair Bolsonaro.

A estratégia de diminuir as barreiras com o público evangélico foi antecedida, em agosto, com uma cartilha elaborada pela Fundação Perseu Abramo, braço teórico do PT. Outra cartilha tem orientação para o diálogo de candidatos do partido com religiosos na eleição municipal deste ano.

Uma das cartilhas destaca que os membros das igrejas evangélicas “participaram de vários momentos marcantes do país, inclusive da fundação do Partido dos Trabalhadores, que atualmente possui um núcleo evangélico atuante na maioria dos estados do país.” Segundo, ainda, o texto, “politicamente, um dos principais elementos de união entre os evangélicos, é a defesa da liberdade religiosa”.

Fonte: Ceará Agora


 

Aumenta o número de denúncias de propaganda irregular nas eleições no Ceará



Com a proximidade do primeiro turno das eleições, previsto para o dia 6 de outubro, o número de denúncias de propaganda irregular aumenta. O Ceará registrou, em um mês de campanha eleitoral, 1,9 mil denúncias de publicidade irregular — a maior parte (31,8%) da capital, Fortaleza. Os dados estão disponíveis no sistema Pardal, da Justiça Eleitoral, que monitora irregularidades do tipo em todo o País.

A maioria das denúncias, 769, diz respeito às campanhas ao cargo de vereador. Outras 650 são relacionadas às campanhas de candidatos às prefeituras, 12 são sobre candidaturas a vice-prefeito e 469 são direcionadas a partidos, coligações ou federações.

Além de Fortaleza, as cidades cearenses que mais concentram as denúncias são: Iguatu (78), Caucaia (74), Ipu (59) e Jaguaribe (56), de acordo com o Pardal.

O Pardal registrou mais de 39,5 mil denúncias de propaganda irregular em campanhas eleitorais neste ano em todo país. Entre os estados que mais concentram casos do tipo, estão São Paulo (7.747), Minas Gerais (4.795), Rio Grande do Sul (4.044), Pernambuco (3.616) e Rio de Janeiro (2.539).

Fonte: Ceará Agora



Instituto Ananduá faz primeiro lançamento do projeto escolinha São Domingos Sávio


No último sábado, 14, teve início o primeiro lançamento do Projeto Social da Escolinha São Domingos Sávio, do Instituto Ananduá.

O evento ocorreu na Areninha Bela Vista, Casas Populares, no município do Barro e contou com a presença dos professores Jacksonn Júnior, Geraldo Luiz e Ítalo, além dos estagiários Vítor Hugo, Waly, Abner e Luiz Felipe.

Durante o lançamento foi realizada uma avaliação inicial dos participantes por meio de testes que observaram a aptidão física dos alunos. Ao final, 12 adolescentes compareceram ao evento, demonstrando interesse pela proposta da escolinha.

Foi ainda oferecido um lanche para todos os presentes, criando um ambiente acolhedor e propício para interações. Foi uma excelente oportunidade para conhecer os alunos e apresentar as atividades que serão desenvolvidas.

Para o futuro, o projeto terá uma agenda repleta de atividades planejadas. Nos próximos encontros, os organizadores da escolinha pretendem focar em treinamentos técnicos e táticos com os participantes e suas respectivas categorias, proporcionando um espaço de aprendizado e desenvolvimento para todos.



Tenho vez, tenho voz, sou mulher!

 


Projeto cientifico da área de linguagens e códigos da Escola de Ensino Médio e Profissional do Campo Filha da Luta Patativa do Assaré, em Canindé (CE) que tem como objetivo sensibilizar e refletir por meio das múltiplas linguagens, questões relativas a gênero e violência doméstica, buscando levar essas informações de maneira mais acessível, simples com intuito de ecoar pelos quatro cantos desse País, superando esses conflitos, alcançando o maior número de pessoas e possibilitando liberdade para as mulheres.

O conceito de violência contra a mulher não significa uma simples oposição a violência contra os homens" Violência contra a mulher pretende-se na realidade remeter as práticas de gênero e a desproporcionalidade que elas estabelecem na relação de convívio, identidade e sexualidade entre os sexos. Boa parte das violências físicas vem acompanhada de violências moral e psicológica o que acaba coibindo as vítimas de pedir ajuda para sair daquela situação, por isso que a lei Maria da Penha é importante, pois além de ser uma lei criada para a proteção das mulheres é uma lei incondicional, ou seja, pode ser denunciado por terceiros que perceberem a violência/opressão sofrida pela vítima.

Adentrando a realidade das mulheres que vivem no campo (zona rural), ainda é mais preocupante, tendo em vista o nível de escolaridade é menor, as questões ligadas ao trabalho são mais deficitárias e acesso à informação, o que dificulta mais que essa mulher que esteja vivenciando uma situação de violência busque a libertação e livre-se dessa situação. Essa é uma questão cultural, que vem passando de geração em geração, onde a menina desde de criança é estimulada a brincar com bonecas, como também a cuidar da casa e fazer comida. Dessa forma podemos destacar que tudo isso é um ensaio para a vida adulta, onde ela está aprendendo a cuidar das crianças e da casa principalmente do marido.

A importância do projeto tenho vez: quer dizer que temos direitos conquistamos através de lutas ao decorrer dos anos, que vale ressaltar que não foi o suficiente, mas que também foi um enorme avanço. Tenho voz: pois por meio de diversas linguagens podemos nos expressar, o que sentimos e o que pensamos, e onde queremos e devemos estar. Sou MULHER: por que somos fortes viemos de lutas, somos de uma luta diária por direitos por igualdade e acima de tudo por respeito.

O Projeto tenho vez, tenho voz, sou mulher, tem a linguagem como instrumento de poder levar essa informação aos mais diversos públicos com uma linguagem clara e acessível, quebrando o ciclo vicioso em que as mulheres estão submetidas ao longo dos anos é de fundamental importância, para podermos falar de direitos iguais, ou até mesmo sobre o poder de escolha das mesmas sobre diversas questões e inclusive até o seu próprio corpo, ecoando a mensagem sobre gênero e violência para as mulheres que residem na nossa região, estado, pais, possibilitando a compreensão e reflexão sobre a temática, e buscando quebrar o ciclo vicioso do patriarcado que até hoje aprisiona as mulheres.



Panorama Político: Capitão Vieira continua no comando


A Coluna Panorama Político é publicada todas as edições do jornal Leia Sempre Brasil falando um pouco dos bastidores da política na Região do Cariri, no Ceará e no Brasil. E refletido temas variados. Assinada por Tarso Araújo.


CONTINUA NO COMANDO

O presidente da Câmara Municipal de Juazeiro do Norte vereador Capitão Vieira (MDB) disse em entrevista aos amigos do News Cariri que continua no comando da legislativo juazeirense e que até o momento não recebeu nenhuma notificação de um possível afastamento seu da presidência da Câmara. Capitão Vieira disse que continua no comando e que caso seja notificado tomará as medidas judiciais cabíveis para o caso.

POSSÍVEL QUEDA

O lance da cadeirada que o comunicador e candidato à prefeitura de São Paulo Datena deu no coach Pablo Marçal teve exatamente o efeito contrário que Marçal esperava. Após baixar o nível do debate como só ele sabe fazer, Marçal esperou a cadeirada e levou. Não sentiu absolutamente nada e ensaiou até ter fraturado costelas. Tudo conversa mentirosa de quem mente de forma contumaz. Deu tudo errado para o coach de araque. Agora, é esperar uma possível queda nas pesquisas.

GRANDE ENCONTRO

O candidato do Partido dos Trabalhadores a prefeito de Farias Brito, o médico Vandevelder Francelino fez neste último final de semana um grande evento na cidade. A carreta foi considerada acima do previsto e a coordenação da campanha ganhou confiança. Vandevelder disputa a prefeitura contra Deda Pereira (PDT).

APOIO DE ANDRÉ

O deputado federal André Figueiredo (PDT) andado pela Região do Cariri passou pela cidade de Milagres e confirmou apoio total à Derson Eugênio (MDB) e Elisângela Crisóstomo (PDT). A dupla disputa a prefeitura contra Abraão Sampaio (Solidariedade) e Jorge de Dona Iracy (PSDB).

LUCAS BRASIL

Nesta terça-feira, 17, o programa Bom dia Cariri na Rádio 100 FM (Rede Aleluia) recebe a presença de Lucas Brasil candidato a prefeito pelo PSDB no Crato. Os ouvintes e os cratenses poderão saber agora das propostas dos tucanos para a cidade do Crato. A entrevista começa às 8 horas.

DIA DO PASTOR

O Presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT) acusado injustamente por muita gente má intencionada que caso fosse eleito iria fechar igrejas evangélicas simplesmente sancionou o texto do projeto de lei aprovado pelo Congresso Nacional que institui o 2º domingo do mês de junho como o Dia do Pastor Evangélico. A data não será, porém, considerada como um feriado. Lula ainda sancionou projeto de reconhecimento das expressões artísticas cristãs e as influências do cristianismo, além de seus aspectos religiosos, como manifestação cultural brasileira. 

PRECISANDO REAGIR

O comando da campanha do prefeito José Sarto (PDT) em Fortaleza teve uma segunda-feira agitada. Muitas reuniões, articulações e uma tentativa de reagir à queda constante nas pesquisas. Se Sarto não reagir vai começar a dar sinais de que sequer irá ao segundo turno das eleições municipais. Seria a demonstração da desaprovação total de sua gestão na capital cearense. E uma derrota fragorosa de Ciro Gomes.

ESVAZIANDO PLENÁRIO

Os plenários dos legislativos por todo o Brasil começam a se esvaziar nesta semana faltando agora apenas 19 dias para o 6 de outubro. Senadores e deputados federais e estaduais caem em campo em suas bases para tentar eleger prefeitos e vereadores. Já os vereadores correm contra o tempo pois o dia fatídico da votação se aproxima.

INDÍGENAS

O Tribunal Superior Eleitoral registrando neste ano de eleições municipais 2,4 mil candidaturas de pessoas indígenas. Esse número é 14,73% maior do que nas eleições anteriores. Roraima tem o maior contingente de candidaturas indígenas por estado no Brasil.

CONTINUA FIRME

No estilo não estou nem aí o comando do PSDB reafirmou que mesmo após o episódio da cadeirada em Pablo Marçal, o jornalista José Luiz Datena continua candidato a prefeito de São Paulo pelos tucanos. O presidente nacional do PSDB Marconi Perillo confirmou que Datena continua normalmente sua campanha.

Jacó, o Patriarca de Israel


Jacó, uma figura central no Antigo Testamento, é conhecido como o patriarca de Israel. Filho de Isaque e Rebeca, e neto de Abraão, ele nasceu gêmeo de Esaú, mas, com astúcia, obtém a primogenitura e a obtenção de seu pai, que originalmente herdou a Esaú. Fugindo da ira do irmão, Jacó busca refúgio na casa de seu tio Labão, onde trabalha por muitos anos e se casa com as irmãs Lia e Raquel, com quem tem doze filhos, que se tornariam como tribo

Durante sua vida, Jacó teve uma transformação espiritual significativa. O ápice de sua jornada é o encontro com Deus, onde luta com um anjo e tem seu nome mudado para Israel, que significa "aquele que luta com Deus". Sua história reflete desafios, enganos e redenção, sendo uma narrativa de fé, perseverança e transformação.

 

Como deve votar o brasileiro nas eleições municipais de 2024

 



Com o dia de votação nestas eleições municipais de 2024 se aproximando, a escolha dos candidatos requer atenção redobrada por parte do eleitor. Especialistas em política enfatizam a importância de avaliar o histórico dos candidatos, suas propostas e o compromisso com a comunidade. Fatores como transparência, experiência na gestão pública e capacidade de lidar com os desafios locais devem orientar o voto consciente.

Além disso, o eleitor deverá verificar as promessas feitas durante a campanha, questionando como serão inovadoras e financiadas. O combate à corrupção e a melhoria de serviços essenciais, como saúde e educação, também são pontos-chave que devem ser considerados na hora

Outro aspecto fundamental é a conexão entre as propostas dos candidatos e as reais necessidades da cidade. Os eleitores devem observar se os planos de governo estão alinhados com as demandas locais, como mobilidade urbana, saneamento, segurança e geração de emprego.

A participação ativa do cidadão, informando-se sobre o processo eleitoral e buscando fontes confiáveis, também é essencial para garantir uma escolha bem fundamentada. Acompanhar debates, entrevistas e o trabalho já realizado pelos candidatos pode ser decisivo para fazer uma escolha consciente. Votar com responsabilidade é, sobretudo, exercer cidadania e contribuir para o futuro das nossas cidades.



Controladora da Ambiental Ceará, Aegea abre inscrições para o Programa de Trainee 2025

 


A Aegea, empresa referência no setor de saneamento básico no Brasil e controladora da Ambiental Ceará, acaba de lançar o Programa de Trainee 2025. As inscrições para o processo seletivo da 10ª edição do programa estão abertas até 14 de outubro e contemplam pessoas de todas as regiões do país. Quem tiver interesse, deve consultar os detalhes e realizar a inscrição por meio do link https://www.ciadetalentos.com.br/traineeaegea.

As vagas oferecem a oportunidade de trabalhar em uma das empresas líderes no setor, com um time de mais de 19 mil colaboradores que, por meio do saneamento, impactam diariamente a vida de mais de 31 milhões de pessoas em todas as regiões do país, contribuindo para levar saúde, dignidade e desenvolvimento sustentável nos mais de 500 municípios dos 15 estados onde a Companhia atua.

Podem se inscrever pessoas que concluíram a graduação entre dezembro de 2021 e dezembro de 2024, em um dos cursos:  Engenharia Ambiental, Química, Civil, Hídrica, Produção, Mecânica, Elétrica e outras; assim como Administração, Ciências Econômicas e Direito.

Márcia Costa, vice-presidente de Gestão de Pessoas da Companhia, conta que o Programa de Trainee Aegea é uma grande possibilidade para profissionais de diversas áreas exercerem suas vocações. “Nosso programa busca pessoas com um olhar inovador e humanizado, que queiram fazer a diferença na vida de milhões de pessoas atendidas pela Companhia atualmente, se juntando ao nosso propósito de movimentar vidas e de gerar prosperidade compartilhada nos locais onde estamos presentes. É uma oportunidade de serem capacitadas para trabalhar em uma empresa referência no mercado de saneamento e que atua de forma íntegra, inclusiva e comprometida com as comunidades que atende. Os futuros trainees terão chances de ampliar seus conhecimentos e criar novas oportunidades”, diz.

O programa será focado no negócio da Companhia, e é necessário ter mobilidade para atuar e residir em qualquer região do Brasil. O processo seletivo será dividido em 4 fases classificatórias. A primeira etapa é a de inscrições (até 14 de outubro), dinâmica de grupo (novembro), painel e entrevistas (dezembro), entrevista com Comitê Executivo (janeiro). O resultado será divulgado no final de janeiro de 2025, o processo de admissão ocorrerá em fevereiro, e o início do programa, que tem duração de 18 meses, está previsto para março.

Diversidade e inclusão

Com 14 anos de trajetória, a Aegea conta com mais de 19 mil colaboradores e é uma empresa comprometida com o alinhamento de ações que impactam no desenvolvimento sociocultural e na promoção de uma sociedade mais justa e inclusiva, prezando pela diversidade. A companhia tem o programa de diversidade, o “Respeito Dá o Tom”, que completou sete anos em 2024 e que tinha o objetivo inicial de espelhar a demografia da população brasileira em seu quadro de colaboradores. Em 2022, a atuação do programa foi ampliada, passando a integrar também o olhar para a equidade de gênero, com foco em mulheres.

Como evolução de um trabalho consistente e com ações estruturadas, a Companhia assumiu publicamente o compromisso de ampliar a participação de pessoas negras e mulheres na liderança. As metas, a serem alcançadas até 2030, consistem em aumentar de 17% para 27%, e de 32% para 45%, o percentual de negros e mulheres, respectivamente, em cargos de liderança na empresa. Essas metas estão atreladas à emissão de Sustainability-Linked Bonds (SLB), em uma operação inédita para empresas de saneamento na América Latina e no Brasil. A Aegea também foi a primeira companhia do País a emitir títulos de longo prazo com condições atreladas ao cumprimento de metas de diversidade racial em cargos de liderança.

Em sinergia com as metas e compromissos da Companhia, na última edição do Programa de Trainee Aegea (2023), 45% do time foi composto por pessoas autodeclaradas negras e 61% por mulheres.

 

SERVIÇO

Programa de Trainee Aegea 2025

Inscrições até 14 de outubro de 2024, no site https://www.ciadetalentos.com.br/traineeaegea



 

Bancários do Cariri paralisam atividades do Banco do Brasil

 


Os funcionários do Banco do Brasil na Região do Cariri estão com suas atividades paralisadas desde a última sexta-feira, 13, quando teve início o movimento grevista. Os trabalhadores do BB decidiram entrar em greve após não terem conseguido fechar um acordo coletivo de trabalho com a direção do banco.  Já nesta segunda-feira, 16, os funcionários do BB em todo o Ceará iniciaram greve após deliberação em assembleia híbrida feita pelo Sindicato dos Bancários do Ceará, com sede em Fortaleza.

Funcionários do Banco do Brasil param atividades no Ceará

Os funcionários do Banco do Brasil na Região do Cariri estão com suas atividades paralisadas desde a última sexta-feira, 13, quando teve início movimento grevista. Os trabalhadores do BB decidiram entrar em greve após não terem conseguido fechar um acordo coletivo de trabalho com a direção do banco.

Já nesta segunda-feira, 16, os funcionários do BB em todo o Ceará iniciaram greve após deliberação em assembleia hibrida feita pelo Sindicato dos Bancários do Ceará, com sede em Fortaleza.

A campanha salarial 2024 dos trabalhadores do ramo financeiro vem se arrastando com algumas entidades sindicais fechando seus acordos.

A pauta dos bancários nesta campanha salarial foi retirada durante encontro nacional dos bancários realizado em junho. A conferência dos bancários tirou 9 eixos principais da pauta de reivindicações da categoria.

O primeiro eixo é o aumento real de 5%, ampliação de direitos e participação nos lucros. Outras pautas são o fim do assédio moral e fim das metas abusivas. Outro ponto de reivindicação é a defesa dos empregos, pois apesar dos lucros dos bancos as demissões sempre acontecem em larga escala.

Fernando Saraiva, diretor de Administração e de Patrimônio do Sindicato dos Bancários do Cariri disse ainda que outra reivindicação da categoria a diminuição da taxa de juros, para que o país cresça mais em sua economia e o fortalecimento das entidades sindicais.

De acordo com Fernando Saraiva a greve continua e é por tempo indeterminado. Os empregadores só ofereçam aos bancários 0,7% de reajuste mais a inflação. Os bancários não aceitaram e estão em greve.



 

2º Carnaval do Trabalhador acontece em fevereiro no Cangaço Bar

                                                                Foto: Desenvolvida com IA/LSB O jornal Leia Sempre Brasil em parceira com o ...