Documentário cearense “O Gigante do Mata Galinha” é indicado a melhor documentário no Festival de Curtas Flávio Migliaccio
“O Gigante do Mata Galinha: 50 anos de Histórias do Castelão” foi indicado ao prêmio de melhor documentário no Festival de Curtas Flávio Migliaccio.
Ele foi escolhido em uma competição com 105 obras inscritas de todo o país. Sob a curadoria do cineasta e produtor Paulinho Sacramento, o Prêmio, que será entregue no Rio de Janeiro, na Cinemateca do Museu de Arte Moderna (MAM), nos dias 24 e 25 de agosto, vai homenagear o ator do cinema brasileiro, Othon Bastos. Serão seis filmes concorrentes nas categorias Ficção e Documentário.
Na categoria Documentário, “O Gigante do Mata Galinha”, que é uma produção do Núcleo de Audiovisual da Casa Civil do Governo do Ceará, tem produção de Roberto Leite e Rosane Gurgel, que também dirigiu a obra.
Esta é a segunda indicação do documentário a uma premiação de cinema. A primeira vez foi quando foi selecionada para o Brazil New Visions Film Festival, festival de cinema para produções nacionais e internacionais. A produção foi lançada em 2023, por conta dos 50 anos da Arena Castelão, em novembro, e exibida em TV aberta e nas redes sociais do Governo do Ceará.
Filme “As
Histórias dos Antônios que Não São Santos” será exibindo nesta sexta, 31, na
Escola de Saberes de Barbalha
Uma boa pedida para quem gosta de filmes e cultura
popular. Nesta sexta-feira, 31, quando se iniciam os festejos de Santo Antônio
na terra dos verdes canaviais acontece a exibição do documentário “As Histórias
dos Antônios que Não São Santos” na Escola de Saberes de Barbalha, com mediação
de Marcos Evangelista.
A produção explora narrativas autobiográficas e histórias de vida dos carregadores do pau da bandeira da Festa de Santo Antônio de Barbalha, destacando a festividade como ritual e como um processo de produção de conhecimento. A exibição do filme se dá às 19 horas. Após a exibição, haverá uma conversa sobre a criação audiovisual e sua conexão intrínseca com a investigação histórica, artística, cultural e de educação patrimonial cearense.
Marcos Evangelista é arte-educador, produtor cultural e pesquisador na área de
Memória e Patrimônio. Graduado em Teatro e Mestre em Artes pelo Instituto de
Cultura e Arte – ICA/UFC, é doutorando em Bens Culturais e Projetos Sociais
pelo Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil –
CPDOC/FGV.
A inciativa é da Escola de Saberes de Barbalha com apoio do Centro Cultural do Cariri (ICC) Sérvulo Esmeraldo e é aberto ao público.
Artesanato indígena é tema de vivência no Centro Cultural do Cariri
Uma boa oportunidade para quem quer saber um pouco mais sobre artesanato indígena. O Centro Cultural do Cariri realiza neste sábado 1º. de junho uma oficina de Artesanato Indígena. A oficina começa às 17 horas. Idiane Crudzá na aldeia Poço Dantas-Umari foi convidada pelo Centro Cultural do Cariri para ministrar uma oficina de Artesanato Indígena.
O artesanato é uma identidade indígena. Não é entendida apenas como um adorno, mas símbolos de proteção e resistência do povo ao qual pertence. Esta vivência é direcionada à comunidade e a demais interessados, como uma forma de preservar e fortalecer tradições indígenas. O Centro Cultural do Cariri é um equipamento da Secretaria de Cultura do Ceará e fica na Avenida Joaquim Pinheiro Bezerra de Menezes, No. 01 - Gizélia Pinheiro no Bairro Batateiras em Crato.
Leia a edição do jornal Leia Sempre Brasil desta sexta-feira 31/5 com conteúdo especial falando da festa de Santo Antônio de Barbalha além de textos sobre cultura, cinema, livros, política, Brasil, Cariri, Ceará e conteúdo exclusivo!!!! Edição 217!!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário