domingo, 16 de março de 2025

Nota de Pesar - Maurício Falavigna falece em São Paulo

O amigo Maurício Falvigna no Horto do Padre Cícero em Juazeiro do Norte. 

Por Tarso Araújo

Editor do Leia Sempre Brasil


O historiador e escritor Maurício Falavigna faleceu neste sábado, 15, na cidade de São Paulo, onde residia. Maurício era um verdadeiro combatente da luta da esquerda brasileira por um Brasil mais justo, igualitário e democrático.

Durante alguns anos esteve conosco no canal Leia Sempre Brasil toda sexta-feira às 18 horas com o programa Panorama Político feito por mim, Mauricio Falavigna e Hildo Moraes Júnior.

Maurício era um grande amigo e um grande admirador e incentivador do trabalho do Leia Sempre Brasil. Eu costumava dizer que ele era sócio, pois trabalhava conosco toda sexta e nunca cobrou por isso. Sua visão de Brasil ficou clara nas nossas lives e em seus textos, além de sua militância e frases e opiniões na rede social X (antigo Twitter).

Participou ainda conosco de duas coberturas das eleições sendo a última em 2022 com a vitória do Presidente Lula, quando Maurício foi o primeiro a falar da vitória de Lula contra o fascista Bolsonaro.

Um dos programas que mais gostamos foi o que fizemos com o tema “O Caminho das esquerdas no Brasil” em que eu e Maurício conversamos com o professor Tiago Pereira, aqui de Juazeiro do Norte, entre o primeiro e o segundo turnos as eleições municipais.

Maurício Falavigna esteve em Juazeiro do Norte, quando almoçou em nossa casa e comeu a feijoada feita pela dona Lilian. Andamos pelo Horto do Padre Cícero, comeu doce no centro de Juazeiro do Norte e as asinhas do Bar do Neto. Momentos de muita descontração e bom bate papo. Falamos da vida, da cidade, da política e das esperanças  que ainda tínhamos. Ele foi em Crato e Barbalha. Estava escrevendo um livro.

Nos deixa de forma prematura. Uma lacuna que não podemos preencher. Um profissional competente, analista perspicaz e grande figura humana. Pessoa simpática, agradável, um verdadeiro amigo e pessoa de fino e puro caráter.

Nos somamos a dor da família e da dona Lúcia, esposa de Maurício Falavigna.

Vai em Paz querido amigo e irmão!!!

Você sempre será parte das nossas vidas e do Leia Sempre Brasil.

O enterro do companheiro Maurício Falavigna se dará neste domingo 16 de março às 14 horas no Crematório Santana Catarina, em Jandira (SP).


TEXTO ABAIXO DO REVISTA FÓRUM SOBRE O AMIGO MAURÍCIO FALAVIGNA:

Recebemos com profunda tristeza a notícia do falecimento de Maurício Falavigna na manhã deste sábado (15), em São Paulo. Falavigna foi um dos grandes ativistas da inclusão digital no Brasil, tendo participado da organização das primeiras oficinas voltadas para essa causa e desempenhado um papel decisivo na construção de quase todos os programas de inclusão digital do início do século.

Desde a inauguração do primeiro telecentro do Brasil, em 1998, no Capão Redondo, até as diversas iniciativas que ajudou a estruturar, sua dedicação foi essencial para democratizar o acesso à tecnologia e promover a inclusão social. Seu legado transformou vidas e continua inspirando aqueles que acreditam na tecnologia como ferramenta de cidadania e desenvolvimento.

Mas Falavigna era mais do que um técnico ou ativista. Ele era um homem de luta. Sabia de que lado estava: o lado do trabalhador, do explorado – ou, como ele mesmo diria, do mais 'fodido'. Sua atuação sempre esteve alinhada aos ideais progressistas, e dentro do campo petista manteve uma postura firme, irreverente e crítica. Gostava da polêmica, fazia parte de quem ele era, da sua forma de pensar e transformar o mundo. Essa irreverência, mais do que um traço de personalidade, simbolizava sua relevância como formador de opinião em um grupo que nunca se furtou ao debate político.

Maurício Falavigna não se contentou em apenas discutir a inclusão digital — ele a construiu, desde os primeiros telecentros até as políticas públicas que ajudou a formular. Seu compromisso com a democratização do acesso à tecnologia foi além das palavras e se materializou em ações concretas que impactaram diretamente a vida de milhares de pessoas.

A perda de Falavigna é imensurável. Parte um grande amigo, um militante incansável e um dos grandes construtores da ideia de inclusão digital no Brasil. Seu nome está marcado na história da luta por uma sociedade mais justa e conectada, e seu trabalho continuará vivo naqueles que seguem acreditando na tecnologia como ferramenta de transformação social.

Lamentamos profundamente e deixamos aqui nossa homenagem. Nossa solidariedade à família, amigos e a todos que compartilharam essa caminhada ao lado de Maurício Falavigna. Seguiremos em frente, com sua memória como inspiração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Circuito interativo com quebra-cabeça e ‘caça ao lixo’ apresenta ciclo do saneamento no Cariri Shopping

 Atividade, realizada pela Ambiental Ceará, mostra como o cuidado com o esgoto contribui para a qualidade e preservação da água Do instante ...