Natural de Limoeiro do Norte,
Marcelo Guimarães foi um dos produtores beneficiados por uma consultoria
promovida pela Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece) e o
Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec), em parceria com a Secretaria do
Desenvolvimento Econômico (SDE), do Governo do Ceará. A iniciativa teve como
objetivo fortalecer a cadeia produtiva do leite e agregar valor aos produtos
regionais.
“Nós só produzíamos e vendíamos para a indústria de laticínio.
Sabíamos que era preciso fazer mais ações com o nosso leite, porque a produção
do leite fluido estava se tornando inviável. Foi quando comecei a pesquisar
sobre queijos maturados e tive conhecimento de uma consultoria que seria
ministrada pelo senhor Robert”, lembra Marcelo, se referindo à capacitação
ministrada pelo especialista uruguaio em laticínios Robert Carlos Magarinos
Hawkins.
A consultoria foi viabilizada por meio do contrato de gestão
“Fortalecimento do Setor Agrícola, Pesqueiro e Aquícola no Estado do Ceará”,
que previa, entre suas metas, a realização de ações para introdução de técnicas
e melhorias no processo de produção de queijos finos e agregação de valor aos
produtos lácteos locais. A Adece investiu cerca de R$ 6,5 milhões no projeto,
que atendeu 45 produtores de municípios do Vale do Jaguaribe.
Principal atividade da agropecuária cearense, a produção de leite
tem alcançado bons resultados ao longo dos últimos anos. De acordo com o
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mesmo diante dos
desafios impostos pelo clima semiárido, o Ceará ocupa a terceira colocação no
ranking de produção leiteira do Nordeste e também ranqueia no top-10 nacional.
Com os conhecimentos adquiridos
durante a consultoria, Marcelo conseguiu fortalecer e expandir sua queijaria: a
Dona Vita. “A gente já tinha em mente o que queria para o negócio, mas não
dominávamos as técnicas de fabricação. A consultoria trouxe mais segurança para
executarmos os nossos processos e obter maior êxito na produção”, comenta o
produtor.
“A Adece é um braço estratégico do Governo do Ceará no fomento às
cadeias produtivas de vários setores, dentre eles o agronegócio. O estímulo ao
aumento do valor agregado dos produtos locais e às novas culturas é uma das
ações que vêm sendo executadas. Iniciativas como essa contribuem para o aumento
da renda e empregos dos cearenses”, comenta o presidente da Agência, Danilo
Serpa.
Membro da terceira geração de uma família de criadores de gado
leiteiro, Marcelo passou a desenvolver receitas autorais de queijos maturados.
De lá para cá, a queijaria Dona Vita criou quatro novos sabores, que receberam
reconhecimento internacional e premiações em concurso da categoria.
“Não seguimos nenhuma receita de queijos já presentes no mercado.
São produtos únicos, com sabores e texturas próprias”, explica Marcelo. Os
queijos do produtor cearense ganharam o gosto do público e conquistaram ouro e
bronze no Mundial de Queijos do Brasil, realizado em 2022. O concurso reuniu
mais de 1.100 tipos de queijos de várias partes do mundo.
Os produtos desenvolvidos por Marcelo passam de 60 a 150 dias em
processo de maturação. Atualmente, a queijaria Dona Vita, além do Ceará, também
está presente nos mercados de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, entre outros
estados brasileiros. Segundo o produtor, a empresa está em negociação com
outros países para iniciar a exportação dos produtos.
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