sexta-feira, 29 de dezembro de 2023

Os principais fatos da Região do Cariri em 2023


 


FERNANDO SANTANA NO DESTAQUE

O deputado estadual Fernando Santana (PT) foi uma voz forte em defesa de verbas para municípios do Cariri em 2023. Conseguiu obras e verbas para cidades como Crato, Juazeiro e Barbalha. E de quebra terminou o ano de 2023 fazendo um bom trabalho como presidente da CPI da Enel na Assembleia Legislativa. A Enel, empresa de energia do Ceará que está fora do compasso e não atende há muitos anos o consumidor cearense com o devido respeito e eficiência.

OBRAS PARADAS, E AGORA?

Uma pergunta que o povo de Juazeiro do Norte deve estar se fazendo neste final de ano é com relação a algumas obras que não tem o devido andamento na cidade de Juazeiro do Norte. O ano de 2023 fica no calendário como um ano de pouco diálogo do poder público municipal com os governos do Estado e Federal. O resultado da postura do prefeito Glêdson Bezerra não é positivo e o povo de Juazeiro fica mais um final de ano com algumas obras em andamento.

 

ATAQUE AOS SERVIDORES

O ano de 2023 foi marcado por uma série de ataques da gestão do prefeito Glêdson Bezerra (Podemos) aos servidores municipais de Juazeiro do Norte. Glêdson não efetivou até agora em sua gestão uma política de valorização dos servidores, pelo contrário, não concede os direitos reivindicados nas campanhas salarias e ainda atacou por diversas oportunidades lideranças sindicais dos servidores. Ficou para 2024 outras conquistas dos servidores de Juazeiro do Norte.

 

PORTO SECO EM MISSÃO VELHA

O prefeito Dr. Lorim (PDT) de Missão Velha vem fazendo em 2023 uma defesa expressa para que a cidade que conduz tenha um porto seco. Esse Porto Seco seria um ponto de desenvolvimento para a economia do Cariri se tornando um centro logístico de distribuição de mercadorias. O projeto ficou para ser viabilizado em 2024.

CASA DA MULHER



Uma luta que não cessou neste ano de 2023 no Cariri foi a luta em defesa dos direitos das mulheres e no combate a violência de gênero. Um equipamento importante nesse sentido existe em Juazeiro que é a Casa da Mulher. Em Barbalha, agora em dezembro foi inaugurada a Casa da Mulher Barbalhense Irmã Rosamaria. Esse projeto faz parte do Ceará Por Elas,  programa do Governo do Ceará para acolher mulheres vítimas de violência.

ARQUITETURA NA URCA

O curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Regional do Cariri (URCA), recebeu homenagem pelo Dia Nacional do Arquiteto da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (ALECE). O curso atende demandas sociais importantes, por ser o único público do interior do estado do Ceará. Na ocasião, o coordenador do curso, professor Bruno Barbosa de Oliveira, representou o Reitor Carlos Kleber Nascimento de Oliveira e toda a equipe administrativa. Segundo o docente, a homenagem é uma forma de reconhecimento institucional. “Esse momento representa uma grande alegria, onde compartilhamos a notícia de que nosso curso acaba de receber o reconhecimento das instâncias estaduais”, disse.

FLORESTA NACIONAL

A Universidade Regional do Cariri participou da 4ª e última Reunião Ordinária do Conselho Consultivo da Floresta Nacional do Araripe-Apodi (FLONA ARARIPE-APODI), na Casa Santa Rita do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), em Barbalha. Foram debatidos o combate, estratégias e educação ambiental para o combate aos incêndios ocorridos na área do entono da FLONA, que tiveram um acréscimo de 31% em 2023 em relação a 2022, bem como foi debatido o Protocolo para autorização e monitoramento da coleta de leite de janaguba. Também foram realizadas visitas técnicas às casas de apoio da Flona (Malhada e Flores) / Projetos de Pesquisa e Monitoramento da Biodiversidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

2º Carnaval do Trabalhador acontece em fevereiro no Cangaço Bar

                                                                Foto: Desenvolvida com IA/LSB O jornal Leia Sempre Brasil em parceira com o ...