A Tradicional Festa de Malhação de Judas Iscariotes em Crato/CE, recebeu um toque de proffissionalismo por parte da comissão organizadora através do Grupo "Os Brincantes que ao longo dos anos vem promovendo a realização da Festa de Malhação de Judas Iscariotes da rua Bárbara de Alencar com a Sagrada Família (antiga rua da palha).
Para a preparação até a chegada da 130ª (centésima trigésima), Festa de Malhação de Judas - 2024. Aconteceu uma série de atividades de articulação e preparação do grande dia que será em 31 de março de 2024. Com isso, gerou-se uma grande força tarefa para convidar autoridades municipais (executivo e legislativo), realização de bingo beneficente, visita as diversas instituições, da segurança pública, limpeza, trânsito e saude.
No cenário de realização da Festa de Malhação de Judas a comissão recebeu a i formação do Doutor Huberto Cabral que esse evento é a "quarta" Festa da cidade do Crato com um grande público pessoas que vem prestigiar o sítio do judas, no largo da Prefeitura Municipal do Crato. finalizando com leitura do testamento, premiação para a melhor caracterização (vestimenta) das filhas do Judas, enquanto o judas percorre a cidade no palco acontece o forró pé-de-serra.
A malhação do Judas é uma manifestação tradicional que está inserida no contexto cultural Cratense com um ritual de significação, simbolizando a expressão do mal e liberando o homem para fazer os destinos comunitários da qual se ressalta, também o aspecto “dionisíaco” da festa. A comunidade da rua Sagrada Família com Barbará de Alencar, preserva até hoje essa tradição secular que coincide com o surgimento da Civilização Nordestina e Brasileira.
A malhação de Judas é representada por um personagem da religião que tornou-se muito popular e que acabou sendo julgado como traidor. Em Crato, a Festa da Malhação da Malhação de Judas Iscariotes, acontece na Rua da Sagrada Família, na cidade do Crato, com 130 anos em atividade, onde percorre os bairros da cidade com a presença do Boneco (Judas Iscariotes), Banda Cabaçal dos Irmãos Anicetos, com as filhas do Judas - homens fantasiados de mulher ao lado de artistas e simpatizantes da tradição. O evento tem uma previsão de público estimado de mais 4 mil pessoas incluindo um público de todas as idades.
Nenhum comentário:
Postar um comentário