quinta-feira, 29 de fevereiro de 2024

Terceira edição do “Concertos para a Chapada” marca início da programação de aniversário de 7 anos da Vila da Música



A Vila da Música Monsenhor Ágio Augusto Moreira em Crato, completa sete anos de existência neste mês de março. E para dar início à programação de aniversário, a Vila da Música realiza, no neste  domingo, dia 3 de março, às 9h, a 3ª edição do “Concertos para a Chapada”.

O evento é gratuito, aberto ao público, e será realizado em frente à Vila da Música, com apresentações dos grupos Camerata de Violões Ágio Moreira, Duo Revoada, Veredas Sonoras, e participação especial dos Irmãos Aniceto, além da realização da Feira de Arte e Cultura do Belmonte.

“Esse projeto nasce primeiro dessa relação com a missão principal da Vila da Música, que é a formação em música instrumental, e também da relevância dos grupos artísticos da Vila ocuparem o palco como protagonistas dessa cena instrumental, além de receber outros grupos convidados que também compõem essa cena. O ‘Concertos para a Chapada’, nesta terceira edição, lança a programação de aniversário de sete anos da Vila da Música, que será comemorado durante todo o mês de março, com muitas ações voltadas para a formação e também para a fruição. É um momento muito importante para nós que fazemos a Vila e para todo o Cariri”, ressalta a gestora executiva da Vila da Música, Lucinha Rodrigues.

Sobre as atrações

A Camerata de Violões Ágio Moreira, grupo artístico da Vila da Música, é pioneira na sua região pela arte de popularizar o instrumento em suas sutilezas, ao passo em que desenvolve uma singularidade interpretativa na execução solos, duos, trios, quartetos e organização orquestral para violões. Com um repertório dinâmico entre o popular e o erudito, dispõe de músicas folclóricas internacionais, música regional caririense, música armorial e música erudita contemporânea. Atualmente, o grupo desenvolve uma pesquisa junto às músicas de tradição popular, como bandas cabaçais, reisados e música armorial.

O Duo Revoada – Viola Armorial, atração da Paraíba composta por Francisco Andrade e Erik Pronk, vai ao palco do “Concertos para a Chapada” levar a música da viola nordestina, onde cada um dos músicos fará apresentações individuais, tocando um repertório de música armorial, composições e arranjos de Francisco Andrade e recriações para live looping de Erik Pronk, que além da viola de dez cordas, também tocará a viola de cocho. Ao final, os músicos unirão as suas violas para apresentar o trabalho que têm realizado no Núcleo de Viola Nordestina da UFPB, com recriação de temas armoriais compostos por Antônio Madureira.

O grupo Veredas Sonoras – Música Instrumental por Elas é uma proposta musical que surge a partir do encontro entre as musicistas Alda Maria, Tâmara Lacerda, Anna Jullya e Dinorah Miranda. O quarteto de música instrumental apresenta show que busca contemplar as grandezas e possibilidades do improviso, explorando arranjos na música, com repertório nordestino e brasileiro.

Irmãos Aniceto fazem participação especial

A tradicional Banda Cabaçal dos Irmãos Aniceto, grupo criado em 1815 no Crato  fará uma participação especial no encerramento das apresentações junto com a Camerata de Violões Ágio Moreira, que em seu repertório conta com músicas tocadas por este grupo da cultura popular.

Sobre a Vila da Música Monsenhor Ágio Augusto Moreira

A Vila da Música é o primeiro equipamento da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará) instalado no interior e gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM). É fruto da parceria da Secult Ceará com a tradicional escola de música Sociedade Lírica do Belmonte (Solibel), fundada pelo Padre Ágio Augusto Moreira na década de 1970.

Serviço

Concertos para a Chapada – 3ª edição
Data: 3 de março de 2024
Horário: 9h
Local: Av. José Horácio Pequeno, Belmonte, Crato – CE (em frente à Vila da Música)
Gratuito e aberto ao público



 

III Coletânea do Nordestinados a Ler

 


COLUNA NORDESTINADOS A LER

Por Luciana Bessa


III Coletânea do Nordestinados a Ler

O Nordestinados a Ler: Blog Literário  inicia o ano de 2024 compartilhando sua III Coletânea de textos do Nordestinados a Ler (https://ebooks.ufca.edu.br/catalogo/coletanea-nordestinados-a-ler-3/) que pode ser baixada gratuitamente por todos(as) que se interessem por Literatura/Cultura.

São mais de 150 textos de diferentes gêneros literários (crônicas, contos, resenhas, poesias, artigo de opinião), de leitores-escritores e de jovens aspirantes à escrita, como são os estudantes do Colégio Municipal Pedro Felício Cavalcanti, Crato.

Entendemos que a leitura e a escrita são artigos de primeira necessidade que faltam em sala de aula, porque muitos professores(as) preocupados em cumprir a matriz curricular recebida da Secretária de Educação esquecem-se do básico: incentivar a leitura e a escrita (ler o texto do livro e responder questões está longe de despertar nossos jovens a adentrar no universo literário).

Nascido há três anos, o Nordestinados a Ler: Blog Literário é uma ferramenta para compartilhar a literatura produzida na região Nordeste, especialmente aquela produzida por mulheres.

É sabido que o sexo feminino ficou privado, durantes décadas, de frequentar os bancos acadêmicos o que fomentou a escrita masculina, especialmente de homens brancos e de famílias privilegiadas.

As mulheres, ao invés de criadoras de suas narrativas, tornaram-se objetos delas. Durante décadas, viram-se pintadas de bruxas, frágeis, loucas, indolentes, que precisavam de um cavalheiro para serem salvas, por meio do casamento, em uma sociedade cruel e caótica.

Mesmo quando as mulheres tiveram acesso à caneta e ao papel, ficaram invisibilizadas pela crítica especializada que não reconheciam/legitimavam seus escritos.

Um exemplo claro é a obra Úrsula (1859), da maranhense Maria Firmina dos Reis, que não é citada em praticamente nenhum Manual de Literatura como uma escritora da Era Romântica, tão pouco como sendo a primeira mulher negra a publicar uma obra em solo brasileiro.

Alfredo Bosi em sua História Concisa da Literatura Brasileira (1994), um dos livros mais utilizados nos primeiros semestres no Curso de Letras, é uma obra com mais de quinhentas páginas, mas que o crítico cita quatro mulheres:  Gilka Machado, Auta de Souza, Francisca Júlia e Narcisa Amália. Apenas esta última recebeu uma (pequena) biografia.

Essa realidade serve de exemplo para que lutemos pelo acesso à educação (formal), acessibilidade ao livro e à biblioteca pública, especialmente à literatura, já que compartilhamos a ideia de Antonio Cândido de que a arte literária é direito de todos.

Por isso, convidamos estudantes, universitários, escritores, professores(as), gestores escolares, e quem se interessar para enviar seus textos para que possamos publicá-los (nordestinadosaler@gmail.com).



PANORAMA POLÍTICO(01.03.2024): Coluna com informações e bastidores da política. Por Tarso Araújo

 

COLUNA PANORAMA POLÍTICO

TRABALHO EM SALITRE



O vereador de Salitre Silvio Pinto acompanhou nesta semana a equipe de engenheiros da Coordenadoria de Energia e Comunicações da Secretaria de Infraestrutura do Estado do Ceará, Paulo Bastos e Pedro Tino. Na pauta o projeto Ceará Trifásico e o projeto Rendas do Sol, além do estudo para implantar uma subestação de energia elétrica para o município de Salitre. A visita é fruto de audiência realizada em 19 de fevereiro com o secretário Antonio Ney e o coordenador de Energia Alfredo  Serejo.

 

TURISMO SUSTENTÁVEL



Rafael Silva esteve esta semana em Fortaleza e conversou com o secretário executivo de Turismo do estado do Ceará, Jonas Dezidoro. Na pauta do bate-papo políticas públicas no turismo sustentável e incremento da agroecologia na Região do Cariri e em especial, em Juazeiro do Norte. Na imagem Rafael, Rayanne Caetano e Jonas Dezidoro.

EM DEFESA DA DEMOCRACIA

O deputado federal Yuri do Paredão (MDB) publicou artigo em defesa da democracia no Brasil no jornal O Povo, aqui no Ceará. E escreveu: “A Carta Magna do nosso País nos afasta da barbárie ao assegurar o Estado de Direito, o funcionamento institucional e o respeito aos anseios do povo por meio do voto. Em quase 40 anos de democracia evoluímos - e muito - como nação. Atentar contra o processo eleitoral é retroceder, é atentar contra o País e à própria Constituição. Onde não há respeito à democracia, não há liberdade”.

VOLTA AO TRABALHO

O eterno presidenciável Ciro Gomes (PDT) avisou em suas redes sociais que vai voltar à advogar. Anunciou que fará parte do Escritório Porto Advogados, voltando ao trabalho justo em um grande escritório de direito empresarial. Avisou.

JOVENS NA POLÍTICA

Pelos menos uma boa notícia. Mais jovens resolveram tirar seus títulos de eleitores e volta a aumentar o número de eleitores jovens alistados e aptos a votar nas eleições municipais deste ano de 2024. De acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral a turma na faixa etária dos 16 a 17 anos aumentou em 14,22%.

BOLSONARO, O HIPÓCRITA



Inesquecível a foto de Bolsonaro publicada pelo filho Carlos com uma camisa com os dizeres “Direitos humanos esterco da vagabundagem”. Agora, agoniado com o fato de que pode ser preso pelos inúmeros fatos criminosos que provocou recorre aos direitos humanos se dizendo perseguido.  Covarde e hipócrita que sempre detestou e combateu as garantias fundamentais e os direitos humanos. Quando o calor chega no seu quintal, corre para se abraçar com o “esterco da vagabundagem”. Nada como o tempo para se desmascarar os hipócritas.

TRABALHANDO PELO CARIRI

O vereador Pedro Lobo (PT) esteve nesta semana na Cagece e conversou com o ex-prefeito de Barbalha Zé Leite, atual diretor de gestão Cooperativa dessa estatal. Na pauta do encontro a ampliação e modernização dos sistemas de abastecimento de água das comunidades do sítio Santa Rosa, São José, Olho d’Água e Valentim do município de Crato, e a ampliação do sistema de abastecimento de água do Sítio Cajueiro para a comunidade do Sítio Caiçara, em Farias Brito.

DEMANDAS DAS COMUNIDADES

Por falar no vereador Pedro Lobo ele não parou esta semana e se encontrou com Rondinelle Brasil no Gabinete do prefeito José Ailton Brasil. Na pauta, as demandas das comunidades do Crato. Enquanto isso, um bate-papo rápido sobre a sucessão na terra de Bárbara de Alencar.

INDICATIVO DE GREVE

Os servidores do Crato reunidos em assembleia geral tiraram um indicativo de greve e não fecharam acordo com a prefeitura no tocante ao reajuste da categoria. O sindicato dos servidores do Crato defende um reajuste de 8% para todos as categorias de servidores cratenses.

 


A luta das mulheres e a violência no Brasil

 


EDITORIAL do jornal Leia Sempre Brasil

01.03.2024

A violência contra as mulheres no Brasil é uma realidade alarmante e complexa, abrangendo diversos aspectos, desde violência doméstica até assédio sexual e feminicídio.

Denunciar é crucial, pois contribui para a coleta de dados que subsidiam políticas públicas e ações de enfrentamento à violência de gênero. Entretanto, apesar dos avanços legislativos, ainda persistem desafios relacionados à impunidade em casos de violência contra as mulheres no Brasil. Muitas vezes, as vítimas enfrentam barreiras ao buscar justiça, incluindo a falta de apoio adequado, morosidade no sistema judiciário e até mesmo estigmatização.

Para combater essa impunidade, é fundamental fortalecer o sistema de proteção e garantir que as leis sejam efetivamente aplicadas. Além disso, é necessário investir em educação e conscientização para mudar a cultura que normaliza a violência de gênero.

As mulheres têm desempenhado um papel crucial na luta contra a violência, organizando movimentos, campanhas e redes de apoio. Empoderar as mulheres, promover a igualdade de gênero e desconstruir estereótipos são passos essenciais para criar uma sociedade mais justa e segura para todas.

O Disque 180, conhecido como Central de Atendimento à Mulher, é uma ferramenta importante nesse contexto. Trata-se de um canal de denúncias que oferece suporte, orientação e encaminhamento para casos de violência contra a mulher.

As mulheres que sofrem violência podem ligar para o Disque 180, que funciona 24 horas por dia, de forma anônima e gratuita, e receber auxílio especializado. Além disso, o serviço também serve para orientar familiares, amigos e testemunhas sobre como agir diante de situações de violência.

Além do Disque 180, é possível fazer denúncias em delegacias especializadas, postos de atendimento à mulher e outras instituições. A conscientização sobre os direitos das mulheres, aliada à mobilização social, é uma ferramenta poderosa para combater a violência e criar um ambiente em que todas as pessoas possam viver com dignidade e segurança.

 


Servidores de Juazeiro do Norte se reúnem em Assembleia geral e decretam greve por tempo indeterminado

 


Acompanhe agora na coluna Sisemjun Informa as imagens feitas pelo jornalista Leandro Medeiros da assembleia geral dos servidores públicos de Juazeiro do Norte que aconteceu na manhã desta quinta-feira, 29, na Praça dos Ourives na terra do Padre Cícero. Servidores tem como indicativo para início da  greve o dia 8 de março.





















Servidores de Juazeiro do Norte rejeitam proposta da prefeitura e aprovam greve por tempo indeterminado

 


Os servidores públicos municipais de Juazeiro do Norte realizaram na manhã desta quinta-feira, 29, uma assembleia geral que deliberou pela greve da categoria. Isso após as negociações com o governo Glêdson Bezerra não terem terminado com alguma conquista da categoria. Servidores reunidos rejeitaram proposta da gestão municipal e decidiriam de forma unânime por uma greve da categoria por tempo indeterminado.

 

PÁGINA 2 CARIRI

Sem avanços nas negociações com a gestão municipal servidores aprovam greve em Juazeiro do Norte

Uma multidão de servidores municipais se reuniu na Praça dos Ouvires em Juazeiro do Norte e deliberou por uma greve por tempo indeterminado com o objetivo de conseguir negociar reajustes salariais justos e avançar nas pautas específicas da categoria. Na última negociação entre o Sindicato dos Servidores - SISEMJUN e a prefeitura com a presença do prefeito Glêdson Bezerra os representantes dos servidores não ouviram nenhuma proposta de avanço sequer nas reinvindicações específicas da categoria. Texto abaixo de autoria do jornalista Leandro Medeiros explica a situação da categoria e a deliberação sobre a greve.



>>>>>>> 

Na manhã desta quinta-feira (29/02), na Praça dos Ourives, os Servidores Públicos Municipais de Juazeiro do Norte realizaram uma grandiosa Assembleia e deflagraram Greve, por unanimidade, com paralisação parcial das atividades por prazo indeterminado em todo o Serviço Público Municipal, exceto nas Atividades de Fiscalização de Trânsito.

Além disso, os Servidores rejeitaram, por unanimidade, a proposta do Executivo Municipal de reajuste salarial nos percentuais de: 3.62% para os Profissionais do Magistério e 4.62% para os demais servidores, exceto Agentes Comunitários de Saúde, Combate às Endemias e Guardas Municipais, pois essas categorias já foram contempladas com reajuste salarial em 2024.

A categoria também aprovou, por unanimidade, indicativo de início da greve para o Dia Internacional da Mulher (08/03), a partir das 09h, com Ato Público na Praça da Antiga Prefeitura, com perspectiva de unificar com os Movimentos Sociais e demais Sindicatos em uma grande manifestação em alusão ao 08 de março e também em apoio a Greve dos Servidores.

A Assembleia também encaminhou poderes especiais ao SISEMJUN, para fins de negociar com o Governo Municipal a pauta geral e específica do Funcionalismo Público. Além disso, será mantido o percentual mínimo de 30% dos Serviços Públicos Essenciais indispensáveis à população.

Por fim, foi aprovado a Moção de Apoio à companheira Silvia Letícia, perseguida pela Gestão Municipal e maioria da Direção do PSOL, de Belém do Pará, por defender os interesses dos Trabalhadores.

A decisão tomada pelos Servidores é também reflexo do fato de que durante o Governo Gledson Bezerra não houve nenhum ganho salarial.

Na verdade, durante este Governo, quase 1/3 do Funcionalismo, ou seja, 1.500 servidores, de níveis fundamental, médio e médio profissionalizante, tiveram seus salários achatados, de forma a integrar a vala comum do Salário Mínimo.

Fotos: Leandro Medeiros








quinta-feira, 22 de fevereiro de 2024

Eleições municipais de 2024 e o fortalecimento do debate cidadão

 


O Brasil se prepara para mais um capítulo importante em sua trajetória democrática com as eleições municipais de 2024. Este pleito não é apenas a escolha de novos representantes locais, mas uma oportunidade vital para fortalecer a democracia por meio do debate aberto e participação ativa dos cidadãos.

A democracia é um dos pilares fundamentais da sociedade brasileira, garantindo a participação direta dos cidadãos nas decisões que moldam suas comunidades. As eleições municipais desempenham um papel crucial para permitir que os eleitores influenciem a gestão de seus municípios, escolhendo prefeitos e vereadores alinhados com suas visões e aspirações.

Além de ser um exercício de escolha de lideranças locais, as eleições de 2024 oferecem um espaço significativo para debater temas de interesse direto da população. Questões como educação, saúde, transporte, cultura, lazer, mobilidade urbana, segurança, infraestrutura urbana e meio ambiente tornam-se pautas centrais, estimulando candidatos e concorrentes a discutirem soluções concretas para os desafios enfrentados pelas cidades.

A participação ativa dos cidadãos no processo democrático vai além do voto. Os eleitores e cidadãos de forma geral têm o poder de influenciar a agenda política, apresentar demandas e cobrar transparência dos candidatos. A proximidade das eleições é um chamado para que os brasileiros se envolvam, conheçam as propostas dos candidatos e exerçam seu direito de escolher aqueles que representam melhor os seus interesses.

PANORAMA POLÍTCO (23.02.2024): Coluna destacando os principais temas da política. Por Tarso Araújo

 


SOMANDO APOIOS

O deputado estadual Fernando Santana (PT) nadando de braçadas nas articulações políticas na terra do Padre Cícero. Nas últimas semanas diversos segmentos das comunidades e entidades sindicais vem se aproximando de Fernando e confirmando apoio à sua pré-candidatura à prefeitura de Juazeiro do Norte.

TRABALHANDO

Quem também trabalha bastante nos bastidores e vem visitando comunidades e conversando com lideranças políticas em Juazeiro do Norte é o ex-prefeito Arnon Bezerra. Arnon já foi convidado para ir ao PSB, PT e PV. Ainda não decidiu seus rumos políticos no momento atual, mas lembra que vem conversando com Camilo Santana e o deputado estadual Fernando Santana. A ideia da unidade da base aliada é fortemente defendida pelo ex-prefeito de Juazeiro do Norte.

CACHIMBO DA PAZ

Após reunião com Camilo Santana, José Guimarães e Fernando Santana, o prefeito José Ailton e o vereador Pedro Lobo selaram a paz e a busca de nomes para compor a chapa da base aliada na cidade do Crato. O PT tem nomes como o próprio Pedro Lobo, além de André Barreto e Rondinelle Brasil. Correndo por fora vem Florisval Coriolano, Rafael Branco, Eliana Estrela e Dr. Leitão.

PDT QUER A VICE

Quem também quer a vice na cidade do Crato é o PDT. O vereador Matheus Leite não esconde a vontade de ser o vice na chapa com o PT. Em Crato teremos uma das poucas cidades no Cariri onde PT e PDT não devem entrar em confronto direto pela prefeitura.

SEGUNDO TURNO

A cidade de Juazeiro do Norte pode ter segundo turno se chegar aos 200 mil aptos a votar na Justiça eleitoral. Uma cmpanha vem sendo feita para que as pessoas regularizem sua situação eleitoral. Tem até98 de maio para Juazeiro chegar aos 200mil votos. Já está chegando a 190 mil.

DIVERGÊNCIAS

A oposição em Crato se diz unida, mas há alguns nomes que querem a cabeça de chapa e prometem não abrir mão. Aluísio Brasil que deve assumir mandato na Assembleia Legislativa em breve quer a cabeça da chapa. O mesmo acontece com Lucas Brasil que deve assumir o comando tucano e quer ser esse nome preferencial.

ANDA SUMIDO E POUCO FALA

Apesar de estar sendo anunciado que vai assumir um mandato na Assembleias Legislativa, o médico Aluísio Brasil anda sumido do mapa político cratense e fala pouco. Antes vivia fazendo vídeos, criticando a gestão de José Ailton Brasil. Mas faz um bom tempo que prossegue calado, aparece vez ou outra numa foto. O que aconteceu para esse silêncio de Aloísio?  Achei que era o nome natural da oposição, mas não parece ser assim tão fácil. Aluísio vai passar 120 dias na Alece assumindo mandato por conta da licença do deputado Firmo Camurça.

CIDADÃO JUAZEIRENSE

O deputado estadual Daniel Oliveira (MDB) recebe nesta sexta-feira, 23, o título de cidadão de Juazeiro do Norte. A solenidade começa às 10 horas na Câmara Municipal na terra do Padre Cícero.

MANIFESTO CONTRA OS GOLPISTAS

Um manifesto contra o golpismo bolsonarista foi lançado nesta quinta-feira, 22, em Brasília. O manifesto afirma que os investigados pela tentativa de golpe de Estado em 8 de janeiro de 2023 continuam atentando contra a democracia brasileira e são “incapazes de contrapor os gravíssimos fatos revelados nas investigações da Polícia Federal (PF), sob supervisão do Supremo Tribunal Federal (STF) e da Procuradoria-Geral da República (PGR)”.

DINO NO STF

Um dos mais experientes quadros políticos da esquerda brasileira Flávio Dino, ex-juiz federal tomou posse como membro do Supremo Tribunal Federal. Ele tem 55 anos e já teve passagem pelos três poderes. Nas eleições de 2014, Dino foi eleito governador do Maranhão pela primeira vez, sendo reeleito no pleito seguinte, em 2018. Em 2022, venceu as eleições para o Senado, mas deixou a cadeira de parlamentar para assumir o comando do Ministério da Justiça do terceiro mandato de Lula.

Fique por dentro das principais datas do ano eleitoral de 2024

 


Faltam poucos meses para os 152 milhões de eleitoras e eleitores irem às urnas para eleger candidatas e candidatos aos cargos de prefeito e vice-prefeito; bem como vereadoras e vereadores, que atuarão nas casas legislativas dos municípios do Brasil.

As eleições municipais de 2024 serão realizadas no dia 6 de outubro. Eventual segundo turno deve ocorrer no último domingo do mês (dia 27), nas cidades com mais de 200 mil eleitores em que a candidata ou candidato mais votado à Prefeitura não tenha atingido a maioria absoluta, isto é, metade mais um dos votos válidos (excluídos brancos e nulos). 

Alguns prazos referentes às eleições municipais de 2024 já começaram a valer na virada do ano. Confira as principais datas: 

Pesquisa de opinião

Desde o dia 1º de janeiro, todas as entidades ou empresas que realizarem pesquisas de opinião pública sobre intenção de voto em eventuais candidatas e candidatos às Eleições Municipais de 2024 devem fazer o registro prévio do levantamento no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O registro da pesquisa na Justiça Eleitoral deve ocorrer até cinco dias antes da divulgação dos resultados.

Janela partidária

Entre 7 de março e 5 de abril, acontece a janela partidária, período em que vereadoras e vereadores poderão trocar de partido para concorrer às eleições sem perder o mandato.

Registro de estatutos e filiação partidária

Dia 6 de abril, seis meses antes do pleito, é a data-limite para que todas as legendas e federações partidárias obtenham o registro dos estatutos no TSE. Esse também é o prazo final para que todas as candidatas e todos os candidatos tenham domicílio eleitoral na circunscrição em que desejam disputar as eleições e estarem com a filiação deferida pela agremiação pela qual pretendem concorrer. 

Alistamento eleitoral

Jovens que precisam tirar o título ou eleitoras e eleitores que desejam fazer a transferência de domicílio eleitoral ou alterar o local de votação têm até 8 de maio de 2024, 151 dias antes do pleito, para solicitar os serviços da Justiça Eleitoral. É importante que todas e todos consultem como está a situação eleitoral. Caso haja pendências, a regularização deve ser requerida dentro do mesmo prazo. 

Fechamento do cadastro eleitoral

Após o período do alistamento, a Lei das Eleições (Lei nº 9.504/1997) determina que nenhum requerimento de inscrição eleitoral ou de transferência seja recebido dentro dos 150 dias anteriores à data da eleição. Portanto, a partir de 9 de maio, o cadastro estará fechado.

Teste de Confirmação do TPS 

Entre os dias 15 e 17 de maio de 2024 acontece, na sede do TSE, em Brasília, o Teste de Confirmação. No evento, as investigadoras e os investigadores participantes do Teste Público de Segurança da Urna (TPS), ocorrido no período de 27 de novembro a 2 de dezembro do ano passado, voltam ao Tribunal para conferir se as soluções aplicadas pela equipe técnica foram suficientes para corrigir os achados encontrados durante a realização do TPS. 

Financiamento coletivo

Em 15 de maio, pré-candidatas e pré-candidatos poderão iniciar a campanha de arrecadação prévia de recursos na modalidade de financiamento coletivo, desde que não façam pedidos de voto e obedeçam às demais regras relativas à propaganda eleitoral na internet.

Convenções partidárias e registros de candidatura

Entre 20 de julho e 5 de agosto é permitida a realização de convenções partidárias para deliberar sobre coligações e escolher candidatas e candidatos às prefeituras, bem como aos cargos de vereador. Definidas as candidaturas, as agremiações têm até 15 de agosto para registrar os nomes na Justiça Eleitoral.

Propaganda eleitoral 

Esse tipo de publicidade só pode ser feita a partir de 16 de agosto de 2024, data posterior ao término do prazo para o registro de candidaturas. A data é um marco para que todos os postulantes iniciem as campanhas de forma igualitária.  Até lá, qualquer publicidade ou manifestação com pedido explícito de voto pode ser considerada irregular e é passível de multa. 

Propaganda em rádio e TV

Pré-candidatos que apresentem programas de rádio ou televisão ficam proibidos de fazê-lo a partir do dia 30 de junho. Já em 6 de julho, passam a ser vedadas algumas condutas por parte de agentes públicos, como a realização de nomeações, exonerações e contratações, assim como participar de inauguração de obras públicas.

Horário eleitoral gratuito

A propaganda gratuita no rádio e na TV é exibida nos 35 dias anteriores à antevéspera do primeiro turno. Dessa forma, a exibição deverá começar em 30 de agosto e se encerrará em 3 de outubro, uma quinta-feira. 

Prisão de eleitores 

Já a partir do dia 21 de setembro (15 dias antes do dia da eleição), candidatas e candidatos não poderão ser presos, salvo no caso de flagrante delito. Eleitoras e eleitoras, por sua vez, não poderão ser presos a partir do dia 1ª de outubro (cinco dias antes do dia da eleição), a não ser em caso de flagrante delito, em cumprimento de sentença judicial por crime inafiançável ou em razão de desrespeito a salvo-conduto.

Fonte: site do Tribunal Superior Eleitoral

O filme Hostis nos revela uma jornada épica de redenção e conflito nas terras selvagens

 



 O filme "Hostis," estrelado pelo talentoso ator Christian Bale, oferece uma experiência cinematográfica intensa, explorando temas de redenção, conflito e compreensão em meio ao cenário implacável das terras selvagens americanas.

"Hostis" se passa no ano de 1892, em um momento tenso da história dos Estados Unidos, quando as tensões entre nativos americanos e colonizadores atingem seu ápice. Christian Bale interpreta o Capitão Joseph Blocker, um soldado endurecido, conhecido por suas habilidades e pela hostilidade em relação aos nativos. No entanto, sua vida dá uma reviravolta quando ele é encarregado de escoltar um chefe Cheyenne moribundo, interpretado por Wes Studi, de volta à sua terra natal.

Durante o trajeto eles encontrarão rastros de mortes e entrarão em conflitos, neste mesmo caminho entra em cena Rosalee Quaid (vivida pela genial Rosamund Pike), única sobrevivente de um massacre realizado por uma tribo indígena.

Os personagens de "Hostis" são ricos em complexidade e nuance. O Capitão Blocker, inicialmente moldado por seu passado de conflitos, passa por uma jornada de transformação ao confrontar suas próprias crenças e preconceitos. O chefe Cheyenne, Yellow Hawk, traz consigo uma sabedoria profunda, desafiando as expectativas e estereótipos.

O cerne do filme reside nos conflitos entre os personagens e as culturas que representam. À medida que a jornada avança pelas paisagens desoladas, os personagens enfrentam desafios físicos e emocionais, levando a revelações surpreendentes e momentos de redenção. A narrativa não busca romantizar a história, mas sim explorar a complexidade das relações humanas em um contexto histórico tenso.

O desfecho de "Hostis" é marcado por uma mistura de emoções. À medida que a jornada chega ao fim, os personagens experimentam uma catarse emocional, e as lições aprendidas ao longo do caminho ecoam profundamente. O filme evita soluções fáceis, proporcionando um encerramento reflexivo que ressoa com a audiência.

A direção de Scott Cooper e a cinematografia de Masanobu Takayanagi desempenham papéis fundamentais na criação da atmosfera do filme. As vastas paisagens do Oeste Americano são capturadas de maneira impressionante, proporcionando um pano de fundo majestoso e, ao mesmo tempo, implacável para a história.

O filme mergulha nas feridas da história americana, questionando a narrativa tradicional e provocando uma reflexão sobre as relações entre colonizadores e povos nativos. A performance de Christian Bale e o elenco contribuem para a autenticidade da narrativa.

"Hostis" não é apenas um filme de faroeste; é uma obra que transcende o gênero, oferecendo uma reflexão profunda sobre o conflito humano e a possibilidade de redenção. Com uma narrativa cativante, personagens complexos e uma cinematografia deslumbrante, o filme de 2017 se destaca como uma contribuição significativa para o cinema contemporâneo, deixando uma marca duradoura na audiência e na crítica especializada.

2º Carnaval do Trabalhador acontece em fevereiro no Cangaço Bar

                                                                Foto: Desenvolvida com IA/LSB O jornal Leia Sempre Brasil em parceira com o ...