segunda-feira, 22 de janeiro de 2024

Dica de leitura: J.R.R. Tolkien. Uma biografia

 


A biografia autorizada do criador da Terra-média. Nas décadas posteriores ao falecimento de J.R.R. Tolkien, em setembro de 1973, milhões de pessoas leram O Hobbit, O Senhor dos Anéis e O Silmarillion e ficaram tão fascinadas quanto intrigadas com o homem muito reservado por trás dos livros.

Nascido na África do Sul, em janeiro de 1892, John Ronald Reuel Tolkien ficou órfão durante a infância e cresceu quase na pobreza. Ele serviu na Primeira Guerra Mundial e sobreviveu à Batalha do Somme, onde perdeu quase todos os seus amigos mais íntimos.

Após a guerra, retornou à vida acadêmica, conquistando uma grande reputação como estudioso e professor universitário, e tornando-se, por fim, professor de Inglês em Oxford, onde fez amizade com C.S. Lewis e os outros escritores conhecidos, formando um grupo denominado Os Inklings.

Então, de repente, sua vida mudou dramaticamente. Certo dia, enquanto corrigia provas, ele acabou escrevendo no verso de uma folha: "Numa toca no chão vivia um hobbit" – e a fama mundial o aguardava. Humphrey Carpenter recebeu acesso irrestrito a todos os documentos de Tolkien e entrevistou seus amigos e familiares. A partir dessas fontes ele segue o longo e doloroso processo de criação que produziu O Senhor dos Anéis e O Silmarillion e fornece uma vasta gama de informações sobre a vida e a obra de um dos mais estimados autores do século XX.

SOBRE O AUTOR DO LIVRO

Humphrey Carpenter nasceu em Oxford em 1946 e se formou no Keble College. Radialista, escritor e biógrafo, entrevistou pessoalmente J.R.R. Tolkien e teve acesso irrestrito a seus documentos, diários, cartas e anotações. Também entrevistou seus amigos e familiares. Além de ser o autor da única biografia autorizada de Tolkien, Carpenter colobarou com Cristopher Tolkien, filho e herdeiro literário do autor, na edição e publicação de As Cartas de J.R.R. Tolkien. Suas outras obras incluem The Inklings: C.S. Lewis, J.R.R. Tolkien, Charles Williams and Their Friends, que ganhou um Somerset Maugham Award e W.H. Auden: A Biography, que ganhou em segundo lugar o Whitbread Award. Em 1984 ele recebeu um E.M. Forster Award, concedido pela Academia Americana de Artes e Letras. Humphrey Carpenter morreu em janeiro de 2005, aos 58 anos de idade.

Fonte: editora Harper Collins Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

2º Carnaval do Trabalhador acontece em fevereiro no Cangaço Bar

                                                                Foto: Desenvolvida com IA/LSB O jornal Leia Sempre Brasil em parceira com o ...