sexta-feira, 29 de dezembro de 2023

Leia a Retrospectiva 2023 do jornal Leia Sempre Brasil!!!

 


Um ano de muitas lutas em defesa do povo trabalhador

O ano de 2023 no Brasil pode ser definido de várias formas, mas, essencialmente, foi um ano em que a sociedade civil organizada brasileira teve que participar de diversas lutas em defesa de seus direitos. Luta em defesa de emprego, salário, oportunidades, por mais programas sociais, por vacinas, em defesa das terras indígenas, contra privatizações do patrimônio popular, enfim, um ano de lutas em que a economia melhorou, mas ainda não tanto quanto precisa o brasileiro.

Leia a edição especial Retrospectiva 2023 do Jornal Leia Sempre Brasil desta sexta-feira 29 de dezembro de 2023. Boa leitura e feliz 2024!!!!!


Aqui no blog do Tarso Araújo

https://blogdotarsoaraujo.blogspot.com/


Ou no site Leia Sempre Brasil

www.leiasempre.com.br 



Retrospectiva 2023: Um ano de muitas lutas em defesa do povo trabalhador

 



O ano de 2023 está em seu término e precisamos fazer uma análise de muita coisa que vivemos neste momento de primeiro ano do terceiro mandato do presidente Lula. É um ano que podemos comemorar, pois nos livramos de um governo fascista como tem atualmente a Argentina e tínhamos com Bolsonaro.

Um ano em que tivemos alguns avanços em políticas públicas feito pelo governo Lula e por avanços também na pauta econômica com aumento real do salário mínimo, gasolina em queda, taxa de juros em queda, preço dos alimentos em queda e melhoria na economia de forma geral.

Mas foi ainda e 2024 que se vislumbra deve ser da mesma forma, com muitas lutas da classe trabalhadora, da juventude, dos diversos setores e segmentos sociais. O povo brasileiro não terá folga em 2024 nem teve em 2023. Foram várias as mobilizações feitas neste ano em defesa do patrimônio público e do povo como no caso das privatizações em São Paulo e Minas Gerais por governadores bolsonaristas e no caso da mobilização em defesa da educação.

Se o governo Lula é progressista e de um partido de esquerda isso não quer dizer que a pauta de Lula será aprovada automaticamente. É preciso que o trabalhador brasileiro tenha a consciência de que precisa lutar por mais democracia, mais justiça social, mais distribuição de renda, por seus direitos, por mais políticas públicas em áreas como educação, saúde, assistência social, cultura, esporte, infraestrutura e o avanço das pautas econômicas tão importantes para o povo trabalhador.

Os trabalhadores de forma geral tiveram que se mobilizar. O movimento sindical teve também que se mexer mais, se unir numa frente ampla em defesa dos direitos dos trabalhadores, os indígenas tiveram que ir à luta contra o marco temporal e a juventude se mobilizando por mais verbas para a educação, cultura e mais empregos.

Os artistas também tiveram que se mobilizar em torno de mais recursos para a cultura, a implementação das leis Paulo Gustavo e Aldir Blanc e, no Cariri se ampliou a luta pelos 2% do orçamento das prefeituras para a cultura. Foi um ano também que notamos que a extrema-direita não está derrotada e tem um público que compra as ideias totalitárias do bolsonarismo e do neofascismo brasileiro. Um ano que observamos um Congresso Nacional com um centrão faminto por cargos e poder e por uma bancada extremista que quer lacrar em rede social.

Por falar em rede social e internet, 2023 também tivemos a proliferação das fake news. Um ano de muitas tragédias no Brasil e no mundo. Guerras que ceifam a vida de milhares de pessoas na Faixa de Gaza e outros países mundo afora. 

Um ano que lutamos e lutamos. Que o trabalhador brasileiro ainda sofre com desemprego, ainda temos milhões com fome e notamos que ou o povo se organza ou os desejos totalitários tomam conta de mentes e corações. Um ano em que a mídia corporativa mostrou seu lado ideológico, obscuro e seu desprezo pela democracia e pelo povo brasileiro.

Tivemos um 2023 de muitas lutas, muitas injustiças e disputas. Mas um ano de avanços na democracia brasileira, na luta cotidiana do povo por dias melhores. Que venha 2024 com todas as suas lutas, esperanças e as eleições municipais também.

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>> 


Retrospectiva 2023 do jornal Leia Sempre Brasil!!!

Edição desta sexta-feira, 29 de dezembro de 2023.

Quer receber nossa edição especial Retrospectiva 2023?

Fale conosco no telefone (88) 98818.5072

Panorama Político Brasileiro em 2023: principais acontecimentos que moldaram o cenário nacional


O ano de 2023 foi marcado por uma série de eventos políticos que influenciaram significativamente o panorama do Brasil. Desde decisões cruciais no Congresso até desenvolvimentos que moldaram o relacionamento do país com outras nações, vamos explorar os principais fatos políticos que caracterizaram o cenário brasileiro ao longo do ano.

 

Posse de Lula e agenda do novo governo

O ano começou com a posse do presidente Lula, marcando o início de uma nova administração. A agenda política focou em desafios cruciais, como a recuperação econômica pós-pandemia, o fortalecimento das instituições democráticas e a gestão da crise sanitária contínua. E ainda, na reconstrução do Brasil destruído pelo bolsonarismo e seu desgoverno.

 

O bolsonarismo golpista falhou

No dia 8 de janeiro de 2023 o Brasil viveu uma tentativa de golpe por parte do bolsonarismo. O ex-presidente Bolsonaro derrotado nas urnas mesmo utilizando a máquina administrativa e o peso de Estado em sua tentativa frustrada de reeleição. O resultado é que tem gente presa e muitos golpistas ainda devem ir às barras da Justiça. O 8 de janeiro deste ano ainda não está encerrado.

 

A CPI desmascarou o golpismo no Brasil

A CPI feita no Congresso Nacional para investigar os atos golpistas de 8 de janeiro de 2023 deixou bem claro quem realmente tentou dar um golpe de Estado para promover uma agenda totalitária e neoliberal e contra as instituições democráticas. A tentativa de golpe em janeiro deste ano envolveu inclusive militares e pessoas com fortes ligações com Jair Bolsonaro.

 

Reformas econômicas e sociais

O Congresso Nacional foi palco de intensos debates e votações relacionadas a reformas econômicas e sociais propostas pelo governo. Questões como a reforma tributária, ajustes na previdência social e medidas para estimular o crescimento econômico foram temas centrais, gerando discussões acaloradas e polarizações.


 

Crise sanitária e avanço da vacinação

A gestão da crise sanitária permaneceu como um dos principais desafios do governo em 2023. O avanço da vacinação contra a COVID-19, por parte do Ministério da Saúde agora comandado por uma cientista Dra. Nízia Andrade foi fundamental para o Brasil retomar sua normalidade destruída pelo negacionismo inclusive na área da saúde. Os índices de vacinação se ampliaram em 2023.

 

Relações internacionais e acordos bilaterais

O Brasil manteve uma presença ativa nas relações internacionais em 2023, buscando fortalecer laços diplomáticos e comerciais com diversas nações. Acordos bilaterais, participação em fóruns internacionais e discussões sobre questões ambientais foram pontos de destaque nas relações exteriores do país. Com o  Governo Lula o Brasil ampliou em 2023 seu protagonismo na esfera internacional e nas relações diplomáticas, além de fechar o ano com boas perspectivas de investimentos estrangeiros em nosso pais.

 

Debates sobre direitos humanos e sociais

O Brasil viu um aumento nas discussões sobre direitos humanos e questões sociais ao longo do ano. Temas como equidade de gênero, direitos LGBTQIA+, combate à discriminação racial e promoção da inclusão social estiveram no centro dos debates políticos, refletindo a busca por uma sociedade mais justa e igualitária.

 

Desafios ambientais e conservação da Amazônia

A questão ambiental permaneceu como um ponto crítico em 2023, especialmente no que diz respeito à conservação da Amazônia. O governo enfrentou desafios relacionados ao desmatamento, incêndios florestais e a pressão internacional por medidas mais efetivas na proteção do meio ambiente.

 


Conclusão: um ano de desafios e transformações

O cenário político brasileiro em 2023 foi caracterizado por uma complexa interseção de desafios e oportunidades. A busca por soluções para crises preexistentes, a implementação de reformas e a atuação em âmbito internacional foram aspectos cruciais que moldaram o país ao longo do ano. À medida que o Brasil avança para o próximo ano, é evidente que os acontecimentos políticos de 2023 deixarão um legado duradouro no cenário nacional.


>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>> 


Retrospectiva 2023 do jornal Leia Sempre Brasil!!!

Edição desta sexta-feira, 29 de dezembro de 2023.

Quer receber nossa edição especial Retrospectiva 2023?

Fale conosco no telefone (88) 98818.5072

Retrospectiva 2023: os principais acontecimentos políticos no Ceará

 



 O estado do Ceará vivenciou um ano intenso e repleto de acontecimentos políticos que moldaram sua realidade social e econômica. De decisões cruciais no âmbito legislativo a iniciativas que impactaram diretamente a população, vamos explorar os principais fatos políticos que marcaram o Ceará em 2023.

Combate à fome é prioridade

Uma das primeiras decisões políticas do governador Elmano de Freitas (PT) foi as elaboração e efetivação de uma grande campanha no Ceará de combate à fome. Essa tem sido uma de suas prioridades em 2023.

Apagões e a Enel

Um dos destaques do Ceará neste ano de 2023 sem sombra de dúvidas foi a total ineficiência da ENEL empresa de energia ia do Ceará. A nossa antiga Coelce foi privatizada e o resultado é um monstrengo que não atende a população. Várias cidades ficaram às escuras no Ceará. Outro fato que se tornou rotina no Cariri é a oscilação da energia com picos que quebram aparelhos eletrônicos. A população cearense está totalmente no prejuízo.


 

Preservação de Jericoacoara

A preocupação com o meio ambiente ganhou destaque em 2023, com o Ceará buscando conciliar o desenvolvimento econômico com a preservação ambiental. Projetos de energias renováveis, programas de reflorestamento e ações para mitigar os efeitos das mudanças climáticas foram incorporados à agenda política.   A Praia de Jericoacoara escapou da privatização que  se encaminhava e seria feito pelo governo Bolsonaro. O governador Elmano de Freitas optou por preservar essa bela praia cearense.

 

Fortaleza, a mais procurada

A capital cearense, Fortaleza superou as cidades do Rio de Janeiro e Salvador como a cidade mais buscada na internet para o Réveillon de 2023-2024 no Brasil, conforme levantamento da plataforma norte-americana Semrush, voltada para marketing digital. A festa de Réveillon de Fortaleza é realizada na Praia de Iracema, cartão-postal da cidade, e vai ter três dias, de 29 a 31 de dezembro. (G1)

 

Combate à criminalidade e políticas de segurança pública

A segurança pública foi uma prioridade constante em 2023, com iniciativas voltadas para o combate à criminalidade e o fortalecimento das forças de segurança. Operações integradas, investimentos em tecnologia e ações de prevenção foram implementadas visando proporcionar maior tranquilidade à população cearense.

 

Educação e Inovação: novas perspectivas para o futuro

O setor educacional também esteve em foco no Ceará em 2023. Foram anunciados programas de incentivo à educação, com destaque para a promoção de iniciativas de inovação e tecnologia nas escolas. O objetivo é preparar as novas gerações para os desafios do século XXI.

 

Enfrentamento à pandemia e avanços na saúde pública

Assim como em todo o país, o Ceará continuou enfrentando os desafios impostos pela pandemia de COVID-19. O governo estadual implementou medidas para conter a disseminação do vírus, ao mesmo tempo em que buscou ampliar a capacidade do sistema de saúde e acelerar a vacinação.

 


Cultura e Turismo: fomento à indústria criativa

O Ceará buscou promover sua rica cultura e atrativos turísticos em 2023. Incentivos à indústria criativa, eventos culturais e a valorização do patrimônio histórico foram estratégias adotadas para impulsionar o turismo e fortalecer a identidade cearense.

 

Investimentos em infraestrutura e desenvolvimento regional

Um dos pontos centrais do ano foi o direcionamento de investimentos para projetos de infraestrutura e desenvolvimento regional. O governo do estado anunciou planos ambiciosos para a melhoria de estradas, construção de novas obras públicas e investimentos em setores estratégicos para impulsionar a economia local.

 

Conclusão: um ano de desafios e oportunidades para o Ceará

O ano de 2023 deixou uma marca profunda na trajetória política do Ceará, com desafios superados e conquistas significativas. A população cearense continua a testemunhar os resultados das decisões políticas tomadas ao longo do ano, enquanto o estado se prepara para os próximos capítulos de sua história. À medida que nos despedimos de 2023, é possível vislumbrar um Ceará que busca constantemente o equilíbrio entre o crescimento sustentável e a qualidade de vida de seus cidadãos.

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>> 


Retrospectiva 2023 do jornal Leia Sempre Brasil!!!

Edição desta sexta-feira, 29 de dezembro de 2023.

Quer receber nossa edição especial Retrospectiva 2023?

Fale conosco no telefone (88) 98818.5072

Balanço Econômico 2023:os principais acontecimentos que marcaram a economia e os negócios no Brasil

 


O ano de 2023 foi marcado por uma série de eventos e tendências que impactaram significativamente a economia brasileira e o cenário empresarial. Desde desafios econômicos até avanços tecnológicos, vamos explorar os principais fatos que moldaram o mundo dos negócios e a economia do Brasil ao longo deste ano.

 

Recuperação do salário mínimo

O salário mínimo brasileiro começou agora em 2023 a retomar seu poder de compra de anos anteriores. A partir de 1º de janeiro de 2024, o salário mínimo (SM) oficial do Brasil será de R$ 1.412,00, o que representa ganho real de 5,77%, quando se leva em conta a inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (INPC/IBGE) para o período de maio, mês em que houve o último reajuste, a dezembro de 2023.

 

Recuperação pós-pandemia e desafios econômicos

O Brasil continuou a sua jornada de recuperação econômica pós-pandemia em 2023. O crescimento gradual foi impulsionado por uma combinação de fatores, incluindo o avanço da vacinação, medidas de estímulo econômico e a retomada de setores-chave. O ano de 2023 deve terminar com crescimento de 3% do produto interno bruto (PIB). É o que aponta o último relatório de acompanhamento da Instituição Fiscal Independente (IFI)

 


Inflação e Política Monetária

A questão da inflação permaneceu como um ponto de atenção. O Banco Central sob comando de Campos Neto foi um entrave, mas a taxa de juros nos últimos meses vem caindo. O governo Lula de uma forma ou de outra acabou por derrotar as investidas de Campos Neto contra as medidas positivas do atual governo no campo da economia.  O Brasil avançou, cresceu e ficou como a nona maior economia do mundo em 2023.

 

Tecnologia e transformação digital

O ecossistema de startups no Brasil floresceu em 2023, com um aumento significativo no número de empresas inovadoras e atração de investimentos. Setores como fintechs, healthtechs e agritechs foram protagonistas na busca por soluções disruptivas.

 

5G e Conectividade

O leilão do espectro 5G impulsionou a agenda de conectividade no Brasil. A implementação dessa tecnologia promete transformar setores como telecomunicações, indústria, agricultura e serviços, impulsionando a eficiência e a competitividade.

 

Desafios no setor financeiro e reformas estruturais

O governo Lula buscou implementar reformas estruturais para impulsionar a economia e atrair investimentos. Medidas de desburocratização, simplificação tributária e atração de capital estrangeiro foram debatidas como parte de uma estratégia mais ampla.

 

Mercado de trabalho e novas formas de empregabilidade

A dinâmica do mercado de trabalho continuou a evoluir, com a flexibilidade no trabalho ganhando destaque. Modelos de emprego remoto e novas formas de contratação trouxeram desafios e oportunidades para trabalhadores e empresas. O desemprego diminuiu e o salário passa de 1.400 reais a partir de fevereiro do ano que vem.

 

Desafios na redução da desigualdade de gênero e racial

A busca por equidade de gênero e racial no ambiente de trabalho tornou-se uma pauta relevante. Empresas adotaram medidas para promover a diversidade e inclusão, reconhecendo a importância de ambientes mais representativos e igualitários.

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>> 


Retrospectiva 2023 do jornal Leia Sempre Brasil!!!

Edição desta sexta-feira, 29 de dezembro de 2023.

Quer receber nossa edição especial Retrospectiva 2023?

Fale conosco no telefone (88) 98818.5072

Um Olhar Global: os principais acontecimentos políticos que marcaram 2023


 

O ano de 2023 foi repleto de acontecimentos políticos que reverberaram em escala global, moldando o cenário internacional e influenciando as relações entre nações. De crises diplomáticas a avanços históricos, vamos explorar os principais fatos políticos que marcaram o mundo ao longo deste ano.

 

Crise humanitária e conflitos armados

Um dos eventos mais impactantes foi o recrudescimento das tensões na região do Mar Negro, que resultou em um conflito armado entre nações vizinhas. A comunidade internacional expressou profunda preocupação, instando os envolvidos a buscar soluções diplomáticas para a crise e garantir a segurança da população civil.

 

Cenário em áreas de conflito no Oriente Médio

A instabilidade persistiu em várias áreas do Oriente Médio, com conflitos em curso e desafios contínuos para a paz. A busca por soluções duradouras e a promoção de diálogos construtivos foram temas frequentes em fóruns internacionais. Na Faixa de Gaza o governo de Israel promove matança de crianças e mulheres e muitos o apontam como um governo genocida.

 

Mudanças climáticas e compromissos ambientais

O ano de 2023 foi marcado por avanços significativos no combate às mudanças climáticas. Diversos países firmaram um acordo global para redução das emissões de carbono, comprometendo-se a adotar medidas concretas para preservar o meio ambiente e limitar o aquecimento global.

 

Desastres naturais e resiliência

Eventos climáticos extremos continuaram a desafiar nações ao redor do mundo. Desastres como furacões, incêndios florestais e inundações destacaram a urgência de medidas eficazes para a adaptação e mitigação dos efeitos das mudanças climáticas.

 

Inovações tecnológicas e desafios éticos

O desenvolvimento tecnológico rápido trouxe consigo desafios éticos e sociais. Debates sobre inteligência artificial, privacidade digital e regulamentações para a indústria tech tornaram-se temas centrais em várias partes do mundo. As fake News são um motivo de instabilidade política no mundo. No Brasil vem causando até mortes por conta de mentiras em redes sociais e linchamentos. Hora de debater esses problemas com urgência.

 

 Pandemia e Cooperação Global em Saúde

A luta contra a pandemia de COVID-19 continuou em 2023, com ênfase na distribuição equitativa de vacinas e na promoção da saúde global. Iniciativas para fortalecer sistemas de saúde e a cooperação entre países foram essenciais para enfrentar os desafios decorrentes da pandemia.

 

Eleições e desastre na Argentina

Várias nações realizaram eleições ao longo do ano, resultando em mudanças significativas na liderança política. A renovação de governos e a escolha de novos líderes impactaram as dinâmicas geopolíticas em diferentes regiões. A Argentina consegui a proeza de eleger um fascista para presidente e já amarga uma avalanche de manifestações contra o desastroso início de governo de Milei.

 

Conclusão: um panorama complexo e dinâmico

O ano de 2023 foi marcado por uma complexidade de acontecimentos políticos que refletiram os desafios e oportunidades enfrentados pela comunidade internacional. À medida que o mundo avança para o próximo capítulo, as lições aprendidas em 2023 moldarão as decisões futuras, destacando a importância da cooperação global e da busca por soluções conjuntas para os problemas que transcendem fronteiras.

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>> 


Retrospectiva 2023 do jornal Leia Sempre Brasil!!!

Edição desta sexta-feira, 29 de dezembro de 2023.

Quer receber nossa edição especial Retrospectiva 2023?

Fale conosco no telefone (88) 98818.5072

Expectativas meteorológicas para o Nordeste brasileiro em 2024: um olhar sobre as possibilidades de chuvas

 


O Nordeste brasileiro, conhecido por sua diversidade climática e sua relação intrínseca com os ciclos de chuva, está prestes a entrar em um novo ano com expectativas renovadas sobre as condições meteorológicas. O cenário climático na região sempre desperta atenção, especialmente devido à importância das chuvas para a agricultura, os reservatórios e a vida cotidiana das comunidades.

O Nordeste é frequentemente desafiado por períodos prolongados de estiagem, resultando em secas que impactam diretamente a vida de agricultores e comunidades locais. O acompanhamento histórico desses eventos climáticos extremos destaca a necessidade de um olhar atento sobre as previsões meteorológicas para 2024.

Diversos fatores influenciam o clima no Nordeste, incluindo fenômenos climáticos globais como El Niño e La Niña. Esses eventos climáticos têm o potencial de modificar padrões de temperatura e precipitação na região, influenciando diretamente a quantidade e a distribuição das chuvas.

Embora as previsões climáticas para períodos mais longos ainda sejam desafiadoras, há uma dose de otimismo em relação às chuvas para o Nordeste em 2024. Alguns modelos meteorológicos indicam a possibilidade de um enfraquecimento do fenômeno La Niña, o que poderia contribuir para condições mais favoráveis de chuva na região.

As chuvas no Nordeste desempenham um papel crucial na agricultura, afetando diretamente a produção de alimentos. Além disso, a recarga dos reservatórios hídricos é essencial para garantir o abastecimento de água para as comunidades locais. As previsões de chuvas para 2024 terão implicações significativas nessas áreas, moldando as perspectivas econômicas e sociais da região.

 

Esperança por um ano mais chuvoso



À medida que o Nordeste brasileiro se prepara para receber o novo ano, a esperança por chuvas benéficas está presente. No entanto, a cautela permanece, pois a variabilidade climática é uma constante na região. A atenção às previsões meteorológicas, aliada a práticas sustentáveis e ações de adaptação, contribuirá para enfrentar os desafios climáticos e construir um futuro mais resiliente para o Nordeste.

É fundamental ressaltar que as previsões climáticas são sujeitas a alterações, e o monitoramento contínuo é essencial para uma compreensão mais precisa das condições meteorológicas. Além disso, a região do Nordeste tem adotado estratégias de adaptação, como a implementação de sistemas de convivência com a seca e investimentos em tecnologias para a gestão eficiente da água.

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>> 


Retrospectiva 2023 do jornal Leia Sempre Brasil!!!

Edição desta sexta-feira, 29 de dezembro de 2023.

Quer receber nossa edição especial Retrospectiva 2023?

Fale conosco no telefone (88) 98818.5072

COLUNA PANORAMA POLÍTICO: Os destaques de 2023 e um giro na política. Por Tarso Araújo

 


LULA TENTA FAZER A DIFERENÇA

Enquanto o ex-presidente Jair Bolsonaro vai ter muito o que explicar e já tem muito o que explicar de suas ações ilegais como presidente da República, o atual presidente Lula se esforça para trazer normalidade ao Brasil, melhorar os investimentos estrangeiros, melhorar a economia e trazer mais tranquilidade aos investidores. No plano da economia foi bom para Lula, mas ainda falta uma longa caminhada. Outro ponto positivo de Lula foram os investimentos sociais e a tentativa de abrir diálogos entre a sociedade.

 


ELEIÇÕES EM 2024

A agenda política do PT e das esquerdas vai pegar fogo em 2024. Teremos eleições municipais e o embate entre petistas e bolsonaristas será inevitável. Até mesmo em municípios pequenos o discurso de um grupo contra o outro será sentido. As eleições de 2024 serão o grande termômetro para todos os agrupamentos políticos no Brasil.

UMA AGENDA PARA O CARIRI

Acreditamos que a Região do Cariri vem sempre se desenvolvendo e isso observamos de forma cotidiana. Os avanços desse ano foram, porém, insuficientes. A classe política do Cariri tem uma grande dificuldade em montar uma agenda conjunta e regional para trazer à nossa região mais prosperidade, qualidade de vida e investimentos.

REGIÃO METROPOLITANA

Essa dificuldade em ter uma pauta regional, integrada e conjunta se demonstra com a  Região Metropolitana do Cariri. Nome pomposo para algo que na verdade ainda não funciona. Se funcionasse e seria importante, poderíamos estar debatendo transporte público integrado, limpeza pública, aterros sanitários, turismo e outros temas de forma conjunta e com mais força política.

OS NOVOS CAMINHOS

A política no Brasil, no Ceará e na Região do Cariri foi marcada em 2023 por altos e baixos. E muitos momentos de tensão. O Brasil, de modo geral, ainda vive um clima (e pelo jeito ainda vai perdurar um pouco mais) de polarização política entre as esquerdas e o bolsonarismo, que tenta se apresentar como um grupo de direita e conservador, mas o bolsonarismo é de extrema-direita e reacionário. A direita brasileira foi esmagada pelo bolsonarismo e ainda não conseguiu se erguer.

DIREITA COM DIFICULDADES

Um exemplo da direita que não consegue se erguer é o próprio PSDB que já foi uma grande legenda e disputava a influência dos votos com o petismo. Com o advento do reacionarismo bolsonarista os petistas se mantiveram firmes e os tucanos sucumbiram. Atualmente, o PSDB não é nem a sombra do que já foi um dia.

ANO POSITIVO PARA YURI

O deputado federal Yuri do Paredão (MDB) termina o ano de 2023 de forma positiva. Tem um mandato propositivo e com forte interlocução com os poderes constituídos. Tem forte interação com os governos do Estado e Federal. Para muitos vem surpreendendo por sua atuação concreta em busca de recursos para as cidades do Cariri.

UM PREFEITO CONSISTENTE

O prefeito José Ailton Brasil (PT) tem muito o que comemorar. Na minha opinião, faz a melhor gestão dentre as três cidades do Crajubar. E termina o ano com saldo positivo em ações e projetos desenvolvidos em sua cidade. No campo político está nas fileiras do petismo e pretende influenciar bastante na indicação do nome que irá disputar a eleição municipal do ano que vem pela base governista.

CORRENDO POR FORA

O vereador Florisval Coriolano teve um ano de muito trabalho à frente do legislativo do Crato. Conseguiu aprovar uma série de projetos e requerimentos. Fez audiências públicas e atuou de forma transparente. Debateu temas de interesse da população do Crato. É um dos nomes que pode se qualificar para disputar a eleição pela base aliada em Crato. Mas trabalha com discrição e eficiência. 

CAMILO UMA LIDERANÇA

O ano de 2023 com certeza consolida o ministro da Educação do Brasil, Camilo Santana como uma das grandes lideranças políticas do Ceará. Ao lado dele, vem o senador Cid Gomes que agora em janeiro deve se filiar ao Partido Socialista Brasileiro – PSB junto com seu grupo político, o maior do Ceará com 43 prefeitos.  Cid Gomes e Camilo mostraram neste ano resiliência e força política. Terminam o ano se preparando para os embates de 2024.

UM GRANDE PERDEDOR

Um dos grandes perdedores de 2023 é o ex-governador cearense Ciro Gomes (PDT). Depois de suas tentativas frustradas de ser presidente da República conseguiu estourar o PDT em vários pedaços. O partido termina 2023 muito pequeno. E Ciro é um dos grandes culpados por essa diminuição do PDT no espectro político cearense e brasileiro.

UM DOS DESTAQUES

Um dos destaques da política de Juazeiro do Norte neste ano de 2023 tem sido o vereador Capitão Vieira (MDB). O presidente do legislativo de Juazeiro do Norte consegue fazer um trabalho concreto de defesa dos interesses da sociedade, com temas variados, e, ao mesmo tempo que faz duras críticas à gestão Glêdson Bezerra.  Em 2024 vai dar muita dor de cabeça ao prefeito juazeirense.

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>> 


Retrospectiva 2023 do jornal Leia Sempre Brasil!!!

Edição desta sexta-feira, 29 de dezembro de 2023.

Quer receber nossa edição especial Retrospectiva 2023?

Fale conosco no telefone (88) 98818.5072

A cultura em 2023 e os festivais que encantaram e conectaram pessoas no Cariri

 


Neste ano a cultura do Cariri esteve como sempre forte, abundante e ativa. Um dos destaques no jornal Leia Sempre foi a realização do Festival Caminhos: Cultura, Saberes & Vivências que fizemos agora em dezembro com o intuito de debater cultura, políticas públicas, nossa história e animar um pouco mais a cena cultural local. Tem mais cultura em 2024.

 

Festival Caminhos

O Festival Caminhos aconteceu de 13 a 17 de dezembro e teve como ponto final com a nossa feijoada dfia17 de dezembro no Bairro Leandro Bezerra. Momento para unir amigos, colaboradores, assinantes e parceiros deste ano de 2023. O festival debateu temas, realizou oficinas e fez reflexões. Em 2024 vem aí a segunda edição.

 

Festival Cariri das Artes

O Festival Cariri das Artes foi um ponto alto, reunindo artistas locais e nacionais em uma celebração das diversas formas de expressão artística. Música, dança, teatro e artes visuais transformaram as ruas e espaços culturais da região, proporcionando um encontro memorável entre artistas e comunidade.

 

                                Foto: Mostra SESC Cariri de Culturas


Festival de Cultura Popular

A valorização das tradições populares esteve em destaque no Festival de Cultura Popular, onde mestres da cultura popular, grupos de folguedos e artesãos compartilharam seus saberes e encantaram o público com apresentações que resgatam a riqueza das manifestações culturais carirenses.

 

Artes plásticas e visuais em evidência

O Cariri cearense viu uma proliferação de exposições e galerias de arte que deram visibilidade a talentos locais. Artistas plásticos e visuais apresentaram obras que dialogam com a identidade local, explorando a riqueza da cultura carirense em traços, cores e formas. Com destaque para as exposições feitas no Centro Cultural Banco do Nordeste Cariri, em Juazeiro do Norte.

 

Intervenções Urbanas e Arte de Rua

A arte urbana também ganhou espaço, com intervenções artísticas e murais que transformaram espaços públicos em verdadeiras galerias a céu aberto. Essas manifestações artísticas contribuíram para a renovação estética da região, unindo cultura e urbanismo. Um dos trabalhos de destaque nessa cultura na rua é do Coletivo Camaradas feito no Bariri do Gesso, em Crato.

 


Resgate e valorização das tradições culturais

Os encontros de reisados e outras manifestações tradicionais resgataram e reforçaram as raízes culturais do Cariri. Grupos folclóricos e comunidades preservaram as tradições, promovendo a continuidade de expressões que contam a história e a identidade da região. Dia 6 de janeiro o reisado volta forte em várias cidades do Cariri, como em Jardim e Jauzeiro do Norte.

 

Preservação do patrimônio histórico e cultural

Projetos de preservação do patrimônio histórico e cultural foram fundamentais. A restauração de prédios antigos, a manutenção de museus e a promoção de visitas guiadas contribuíram para a preservação e a transmissão do legado cultural carirense às gerações futuras. Um dos destaques é a luta para a Floresta Nacional do Araripe, nossa FLONA ser patrimônio da humanidade.

 

Conclusão: um ano de exuberância cultural no coração do Cariri

O Cariri cearense, em 2023, brilhou intensamente no palco cultural, revelando sua diversidade, tradição e vitalidade artística. Os eventos, festivais e iniciativas destacaram não apenas a riqueza das expressões culturais, mas também o papel fundamental da cultura na construção de identidade, na preservação do patrimônio e na promoção do desenvolvimento comunitário. À medida que o ano chega ao fim, o legado cultural do Cariri se fortalece, inspirando gerações presentes e futuras a continuarem celebrando e preservando a riqueza dessa região única e pulsante.

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>> 


Retrospectiva 2023 do jornal Leia Sempre Brasil!!!

Edição desta sexta-feira, 29 de dezembro de 2023.

Quer receber nossa edição especial Retrospectiva 2023?

Fale conosco no telefone (88) 98818.5072

2º Carnaval do Trabalhador acontece em fevereiro no Cangaço Bar

                                                                Foto: Desenvolvida com IA/LSB O jornal Leia Sempre Brasil em parceira com o ...